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quinta-feira, 31 de maio de 2012
quarta-feira, 30 de maio de 2012
PROJETO MÚSICAS E CANTIGAS INFANTIS - MÚSICAS 5 PATINHOS
PÚBLICO-ALVO:
Alunos da Sala de Recursos
JUSTIFICATIVA
A presença da música na
educação de alunos com deficiência é de fundamental importância, pois a mesma
contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através de
cantigas musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a
observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da
música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma
lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam,
fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
De acordo com o pensamento
da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz
Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras
linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de
trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de
concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao
raciocínio matemático.
No
entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a
necessidade de trabalhar em sala de aula.
OBJETIVOS
GERAL
Promover a partir da
música e de cantigas infantis, o conhecimento das noções básicas
da aprendizagem, da comunicação e o desenvolvimento da coordenação
motora, dando-lhes oportunidades de expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
ESPECÍFICOS
- Motivar e integrar os alunos através da música;
- Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
- Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
- Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
- Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
- Incentivar a partir da música, a produção textual.
JANELAS
- Atenção;
- Concentração;
- Autonomia;
- Compreensão de ordens;
- Linguagem oral e escrita;
- Raciocínio lógico matemático;
- Psicomotricidade;
- Seqüência lógica;
- Classificação;
- Seriação;
- Percepção;
- Conservação;
- Orientação espaço-temporal;
- Afetividade/vínculos
MATERIAIS
A SEREM UTILIZADOS
- Fantoches criados pelos alunos;
- Régua;
- Tesoura;
- TNT;
- Cola alto relevo;
- Cola quente;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Papéis coloridos;
- Duplex ou papel de gráfica;
- Papel camursa;
- Palitos;
- Canudinhos;
- Feltro de diversas cores;
- Rolinho de papel higiênico;
- Tintas de várias cores;
- EVAs de diversas cores;
- Computador,
- Construção de jogos;
- Murais;
- Livro da música;
- História no computador;
- Confecção de livros com dobraduras e colagens com diferentes papeis e texturas;
- Cartazes;
- Aparelho de som;
- CDs;
- DVDs;
- Entre outros
AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita de forma processual, minimizando as dificuldades dos
alunos gradativamente. Podendo considerar alguns critérios para que esta
avaliação aconteça de fato como, por exemplo, considerando o envolvimento do
aluno, sua participação, responsabilidade, independência para concluir as
atividades realizadas na sala multifuncional, respeitando sempre seu ritmo de
aprendizagem, desenvolvendo deste modo suas potencialidades, verificando se as
atividades proporcionam interesse e significação para os alunos, com ênfase a
um conjunto de habilidades cognitivas, sociais, culturais e afetivas que o
aluno venha adquirir.
Para tanto, se fará uso de
registros diários, com fichas de acompanhamento para que possam subsidiar todo
o trabalho pedagógico da sala multifuncional, assim, quando houver necessidade
poderá ser revisto e adaptado a necessidade do aluno.
Duração: Maio, Junho e Julho
MÚSICA: 5 PATINHOS DA XUXA
PASSOS DO
PROJETO:
- Apresentar a música para os alunos através de vídeo no computador (http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8);
- Cantar a música com os alunos fazendo gestos;
- Montar um painel com a ajuda dos alunos sobre a música;
- Confeccionar um livro interpretando e representando a música;
- Criar fantoches da música;
- Elaborar atividades para melhorar a coordenação motora utilizando diversos materiais;
- Fazer atividades relacionadas a música com gravuras e palavras, contando letras, escrevendo nome dos personagens, etc.
- Colagens do nome e desenho dos personagens da história;
- Encontrar os erros nos jogos dos 7 erros dos personagens da música;
- Cantar a música novamente em frente ao espelho, usando os fantoches confecionados;
- Confecção de máscaras;
- Elaboração de frases com base nos desenhos;
- Confecção dos personagens utilizando a técnica do balão, jornal e cola, pintura e construção das partes do corpo de cada um;
- Expor seus trabalhos na feira do conhecimento no dia 14/07/2012.
Observação: Cada aluno fará as atividades sempre respeitando suas especificidades.
Atividade Música Cinco Patinhos
fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/07/atividade-musica-cinco-patinhos.html
PROJETO COMPLETO DA MARGARIDA FRIORENTA
DESENVOLVI ESTE PROJETO SOBRE A MARGARIDA FRIORENTA NA SALA DE RECURSOS E FOI MUITO BOM, APROVEITEM, BJS
PROJETO
A MARGARIDA FRIORENTA
PÚBLICO-ALVO:
Alunos da Sala de Recursos
JUSTIFICATIVA
As
literaturas infantis são narrativas que se baseiam num tipo de discurso
calcado no imaginário de uma cultura e são importantes para a construção de sua
identidade social e cultural. Quando
estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se
uma oportunidade para o estímular cognição e a imaginação da criança
Para Pinto (1999),
"A Literatura Infantil
tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades,
onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento
do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos
os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e
o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e
a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e
conceitos e a aprendizagem intelectual". (apud RUFINO e GOMES, 1999,
p.11).
A Literatura Infantil é importante sob vários
aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona
às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos
processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do
vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação
do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas
habilidades propiciariam no momento de novas leituras e trabalhos baseados em
literaturas a possibilidade do leitor fazer interferências e novas releituras,
agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem em todos
os momentos da aprendizagem
As manifestações de carinho, cuidado e afeto devem
ser alimentados desde a infância. Com este intuito escolhi a história A
Margarida Friorenta que aborda tais questões que serão trabalhadas durante dois
meses, com dois atendimentos semanais de duração de 90 minutos. O objetivo é
desenvolver valores e perceber os cuidados que necessitamos para estarmos bem e
que sozinhos não conseguimos ter uma vida saudavél. Também queremos sanar as
dificuldades encontradas no relacionamento
pessoal, na representação, nas expressões corporais, na linguagem e no
desenvolvimento da motricidade ampla e fina, aumentando suaa habilidades e
criatividade.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
a criatividade, a percepção, a concentração,comunicação e expressões corporais
através da história utilizando fantoches, dedoches e outros materiais para o desenvolvimento intelectual, afetivo
e social do aluno com deficiência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar na história os diferentes personagens e suas caracteristicas;
- Confeccionar fantoches ou dedoches dos personagens;
- Construir mapas conceituais dos personagens;
- Perceber o que a margarida friorenta precisava para ter uma boa noite de sono;
- Analisar o que nós precisamos para estarmos bem;
- Utilizar os fantoches como formas simbólicas de interagir com o mundo;
- Ampliar a coordenação motora ampla e fina com uso de varias técnicas para recriar os personagens e atividades relacionadas a história.
- Proporcionar atividades que estimulem o potencial criativo;
- Contar e representar a história para melhorar as possibilidades de comunicação e pronuncia das palavras;
- Escrever corretamente o nome dos personagens;
JANELAS
- Atenção;
- Concentração;
- Autonomia;
- Compreensão de ordens;
- Linguagem oral e escrita;
- Raciocínio lógico matemático;
- Psicomotricidade;
- Seqüência lógica;
- Classificação;
- Seriação;
- Percepção;
- Conservação;
- Orientação espaço-temporal;
- Afetividade/vínculos
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
- Fantoches criados pelos alunos;
- Régua;
- Tesoura;
- TNT;
- Cola alto relevo;
- Cola quente;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Papéis coloridos;
- Duplex ou papel de gráfica;
- Papel camursa;
- Palitos;
- Canudinhos;
- Feltro de diversas cores;
- Rolinho de papel higiênico;
- Tintas de várias cores;
- EVAs de diversas cores;
- Computador,
- Construção de jogos e livros;
- Murais;
- livro da história;
- história no computador;
- Histórias e jogos matemáticos;
- Confecção de livros com dobraduras e colagens com diferentes papeis e texturas;
- Entre outros
PASSOS DO
PROJETO:
- Contação da história A Margarida Friorenta;
- Painel da história;
- Interpretação oral e escrita da história;
- Representação da história em formato de livro utilizando tinta guache ou papel camursa;
- Elaboração de mapas conceituais dos personagens da história;
- Fazer atividades relacionadas a história com gravuras e palavras, contando letras, escrevendo nome dos personagens, etc.
- Colagens do nome e desenho dos personagens da história;
- Encontrar os erros nos jogos dos 5, 6, 7 e 8 erros dos personagens;
- Contar a história novamente em frente ao espelho, usando os fantoches confecionados e cada um escolhe o seu personagem favorito;
- Confecção de máscaras;
- Releitura da história e montagens das sequencias;
- Elaboração de frases com base nos desenhos;
- Confecção dos personagens utilizando a técnica do balão, jornal e cola, pintura e construção das partes do corpo de cada um;
- Expor seus trabalhos na feira do conhecimento no dia 14/07/2012.
Observação:
cada aluno fará as atividades sempre respeitando suas especificidades.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será feita de forma processual, minimizando as dificuldades dos
alunos gradativamente. Podendo considerar alguns critérios para que esta
avaliação aconteça de fato como, por exemplo, considerando o envolvimento do
aluno, sua participação, responsabilidade, independência para concluir as
atividades realizadas na sala multifuncional, respeitando sempre seu ritmo de
aprendizagem, desenvolvendo deste modo suas potencialidades, verificando se as
atividades proporcionam interesse e significação para os alunos, com ênfase a
um conjunto de habilidades cognitivas, sociais, culturais e afetivas que o
aluno venha adquirir.
Para tanto, se fará uso de
registros diários, com fichas de acompanhamento para que possam subsidiar todo
o trabalho pedagógico da sala multifuncional, assim, quando houver necessidade
poderá ser revisto e adaptado a necessidade do aluno.
SEGUE AS ATIVIDADES DO PROJETO. EM BREVE POSTAREI AS ATIVIDADES ARTISTICAS DO PROJETO
Para baixar é necessário o programa 4shared
SEGUE AS ATIVIDADES DO PROJETO. EM BREVE POSTAREI AS ATIVIDADES ARTISTICAS DO PROJETO
Para baixar é necessário o programa 4shared
FONTE: http://dialogoeducacao.blogspot.com.br/2010/04/margarida-friorenta.html