Marcadores: Temas Específicos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROJETO DE HISTÓRIAS INFANTIS

Projeto da história

“NEM TODAS AS GIRAFAS SÃO IGUAIS”


TURMA: Alunos da Sala de Recursos Multifuncionais
Idade: 4 a 18 anos
Professora: Nedi Von Fruauff Abreu


Objetivo: Perceber através da história que nem todas as pessoas são iguais, desenvolvendo nos alunos a escrita, leitura, percepção matemática, técnicas de pesquisas, respeito ao próximo, auto-critica, estimulação visual, tátil e auditiva e seu desenvolvimento artístico.

Passos do projeto:

Leitura, visualização e interpretação da história;
Fazer um painel sobre a história;
Representar a história através de desenho;
Confecção de máscaras da girafa;
Pintar e recortar cenas principais da história e colar em um litro Pet, fazendo pezinho com duas tampinhas de litro pet;
Tirar do texto palavras chaves, escrevendo em fichas, depois recortando em sílabas, montando, contando e lendo novamente as palavras;
Escolher e pintar um desenho para montar um quebra-cabeças, escrevendo a palavra referente ao desenho, ex: desenho da girafa Tina, escrever o nome Tina;
Fazer uma girafa com a técnica do balão e jornal, litros pet para as pernas e pescoço ou papelão e uma bola de basquete;
Montar um jogo da memória com cenas da história e personagens;
Seriar as partes da história, numerando-as em seqüência;
Fazer uma releitura da história trocando girafas por pessoas, podendo envolver outro esporte ou atividade;
Confeccionar o jogo dos sete erros;
Fazer uma atividade com palavras cruzadas e caça-palavras baseada na história;
Fazer um mapa conceitual da girafa classificando-as conforme sua espécie, que tipo de animal é: mamífero, selvagem ou doméstico, herbívoro ou carnívoro (alunos maiores);
Fazer um painel com os tipos de alimentos que as girafas comem;
Pesquisar na internet onde este animal qual é o país que tem o maior número de girafas no mundo, fazer um mapa destacando o país (alunos maiores);
Pesquisar na internet que tipos de problemas de crescimento existem (nanismo e gigantismo) que problemas sociais podem ocorrer com estas pessoas e quais são algumas adaptações que são necessárias para que eles levem uma vida normal, ex: cadeira e mesa apropriada para uma pessoa com nanismo e gigantismo, etc. (alunos maiores);
Pesquisar na internet a história do basquete, suas regras e quantidade de jogadores que necessita, elaborando um mapa conceitual sobre o basquete (alunos maiores);
Jogar os jogos interativos do CD da história (quebra-cabeça, memória, pintura, etc.);

Obs.: Fazer as atividades respeitando a idade, a sua especificidade, estimulando sua criatividade e potencialidade.


Projeto da história

“A OVELHA ROSA DA DONA ROSA”

TURMA: Alunos da Sala de Recursos Multifuncionais
Idade: 4 à 18 anos
Professora: Nedi Von Fruauff Abreu

Objetivo:
Perceber através da história que todos podem ser amigos, que devemos respeitar as diferenças que todos nós temos não importando cor, credo, classe social ou condição física, buscando desenvolver a escrita, leitura, percepção matemática, técnicas de pesquisas, respeito ao próximo, valor da amizade, auto-critica, estimulação visual, tátil e auditiva e seu desenvolvimento artístico.

Passos do projeto:

Leitura, visualização e interpretação da história;
Fazer um painel sobre a historia;
Representar a história através de desenho;
Confecção de máscaras da ovelha;
Pintar e recortar cenas principais da história e colar em um litro Pet, fazendo pezinho com duas tampinhas de litro pet;
Tirar do texto palavras chaves, escrevendo em fichas, depois recortando em sílabas, montando, contando e lendo novamente as palavras;
Escolher e pintar um desenho para montar um quebra-cabeças, escrevendo a palavra referente ao desenho;
Fazer uma ovelha com a técnica do balão e jornal, litros pet para as pernas e pescoço ou papelão e uma bola de basquete;
Montar um jogo da memória com cenas da história e personagens;
Seriar as partes da história, numerando-as em sequencia;
Fazer uma releitura da história trocando os animais por pessoas
Confeccionar o jogo dos sete erros;
Fazer uma atividade com palavras cruzadas e caça-palavras baseada na história;
Fazer um mapa conceitual da ovelha e animais da fazenda classificando-as conforme sua espécie, que tipo de animal é: mamífero, selvagem ou domestico,herbívoro ou carnívoro (alunos maiores);
pesquisar os tipos de alimentos que as ovelhas comem;
Jogar os jogos interativos do CD da história (quebra-cabeça, memória, pintura,etc);
elaborar um teatro para apresentação na escola.

Obs.: Fazer as atividades respeitando a idade, a sua especificidade, estimulando sua criatividade e potencialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos