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terça-feira, 17 de setembro de 2013

ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.

Aplicar aos alunos de forma a ajudarem a refletirem sobre a leitura e escrita”

1º JOGO DOS SETE ERROS: a professora elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra.
A criança deve localizar essas 7 substituições.
2ºJOGO DOS 7 ERROS: a professora elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte-se a ordem de 2 letras(ex:cachorro – cachroro). A criança deve achar esses 7 erros.
3º JOGO DOS SETE ERROS: a professora elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O aluno deve localizar os sete erros.
4ºJOGO DOS SETE ERROS: a professora elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta uma letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas.
5º JOGO DOS SETE ERROS: a professora escreve um texto conhecido ( música, par lenda, etc. ) e substitui sete palavras por outras que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.
6º JOGO DOS SETE ERROS: a professora escreve um texto conhecido ( música, par lendas etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
7º JOGO DOS SETE ERROS: a professora escreve um texto conhecido (música, par lenda etc.) e inverte a ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões.
8º jogo dos sete erros: a professora escreve um texto conhecido ( música, par lenda etc.) e acrescenta sete palavras que não façam parte dele. A aluno deve localizar quais são elas.
9º caça palavras : a professora monta o quadro e da só uma pista: “ ache 5 nomes iguais” por exemplo.
10º caça palavras: a professora monta o quadro e escreve, ao lado, as palavras que pó aluno deve achar.
11º caça palavra no texto: a professora da um texto e destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.
12º jogo da memória: o par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra caixa alta, e a outra, cursiva.
13º jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as peças deve haver a figura acompanhada do nome.
14º jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça contendo a figura, e a outra o seu nome.
15º Cruzadinhas: a professora monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para o aluno por o nome. Mas, para ajuda-los, fazer uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem aleatória. Assim, o aluno consulta a tabela e “descobre” quais são os nomes pelo número de letras, letra inicial, final etc.
16º cruzadinha: a professora monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para a o aluno por o nome. Mas, para ajuda-los, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes para que o aluno só precise copiá-los letra a letra.
17º cruzadinha: a professora monta a cruzadinha convencionalmente, colocando os desenhos para que o aluno escreva seus nomes.
18º bingo de letras: as cartelas devem conter as letras variadas. Algumas podem conter só letras em caixa alta; outras somente cursivas; e outras letras dos dois tipos, misturadas.
19º: bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras variadas. Algumas podem conter só palavras em caixa alta: as outras somente cursivas; e outras, letras dos dois tipos.
20ª quebra cabeça de rótulos: a professora monta quebra cabeças de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimular o aluno a pensar sobre a “ ordem das letras”.
 
CLASSIFICAÇÃO;
  • Ache o estranho: a professora recorta, de revistas, rótulos e logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um ‘’estranho” (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza: 4 coisas geladas e 1 quente; 3 marcas começadas por “A” e uma por ”J” 4 marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) colar cada grupo em uma folha, e solicitar ao aluno que ache o estranho.
  • Classificar: ( formar conjuntos) de acordo:
= com o desenho da frente dos cartões;
= com o número de letras das palavras consoantes dos cartões;
= com o número de sílabas das palavras dos cartões;
= com a letra inicial;

  • Jogo do alfabeto: utilize um alfabeto móvel ( 1 consoante para cada 3 vogais.)
Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para cada um.
Ir dando as tarefas, uma a uma:
= levantar a letra_______
= organizar em ordem alfabética
= o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela.
= formar frases falada com a palavra escolhida, e, consequentemente escreve-la.
= formar palavras com o alfabeto móvel;
= contar as letras de cada palavra;
= separar as palavras em silabas;
= montar histórias com palavras formadas ( é um sugestão muito boa, e, pode ser montada uma história falada)
= montar o nome dos colegas da sala;
= montar os nomes dos componentes do grupo. 

  







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