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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROJETO

PROJETO: IDENTIDADE - TRABALHANDO COM AS MÃOS

PROFESSORA: NEDI VON FRUAUFF ABREU

JUSTIFICATIVA


A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Dentro do Projeto Identidade procuramos trabalhar também as características de cada um. Características físicas (corpo humano) e de personalidade, sentimentos, aceitação e autoestima, buscando o auto conhecimento de forma lúdica e prazerosa.

OBJETIVOS

Gerais

Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Objetivos Específicos

Conhecer a história de seu nome e seu significado;
Compreender a história de seus colegas a partir da sua própria historia;
Conhecer as diferentes fases da vida e relacionar a fase em que se encontra, bem como suas características;
Conhecer a historia de sua família e de seus colegas;
Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias;
Identificar fontes históricas sobre sua vida;
Integrar dados pessoais relacionados a sua pessoa;
Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos;
Construção de outros valores de vida;
Aquisição de novas formas de relações e habilidades sociais;
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, colagens, músicas, jogos e brincadeiras;
Interessar-se pelas próprias produções e de seus colegas, ampliando seu conhecimento;
Desenvolver sua auto-estima;
Desenvolver o auto conceito positivo através da afetividade;
Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
Desenvolver interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupamento, ordenando, medindo, classificando etc;
Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia.

CONTEÚDOS:
identidade
características pessoais;
corpo humano e seus cuidados;
escola;
família;
árvore genealógica;
fases da vida;
trabalho;
regras e valores;

Materiais a serem utilizados

Parlendas;
Adivinhas;
Histórias infantis;
Seqüência numérica;
Calendário;
Desenho;
Pintura;
Recorte e colagem;
Modelagem;
Brincadeiras;
Música;
jogos diversos;
dobraduras;
gravuras;
tintas;
cola alto-relevo;
fotos da família;
EVA;
duplex;
papeis coloridos;
papel camursa;
lixa;
canudinhos;
palitos;
caixinhas de leite vazias;
latinhas diversos tamanhos;
litros descartáveis de diversos tamanhos;
etc.

ETAPAS DO PROJETO

Este projeto irá abranger as seguintes etapas:
apresentação e identificação pessoal;
o que foi importante em nossas férias;
análise do próprio nome;
produção da cartela de bingo das letras do nome;
quebra cabeça com seu nome;
quantificação das letras de seu nome;
confecção do mural com fotos, nomes e data de aniversários;
regras da sala de aula;
palavras mágicas e cumprimentos;
identificação corporal;
analise de sua idade e dos outros colegas;
elaboração do gráfico de idades com registro no portifólio;
identificação de sua fase de vida com recortes e colagens;
o que fazemos em casa;
higiene pessoal;
história com as mãos com o objetivo que podemos usar nossas mãos para fazer muitas coisas boas e ruins;
lugar onde estudamos – escola;
análise das atividades feitas na escola;
pessoal que formam a escola;
regras da boa convivencia escolar;
identificando nossa escola;
maquete da escola;
desenho da escola através das formas geométricas (sub-projeto);
família da gente (sub-projeto);
fases de nossa vida (sub-projeto);

Atividades para serem trabalhadas em todos os projetos e sub-projetos:

trabalhando com histórias diversas;
jogos pedagogicos;
construção de jogos;
murais;
músicas;
rimas;
adivinhas;
brincadeiras;
maquetes;
histórias e jogos matemáticos;
confecção de dobraduras e colagens com diferentes papeis e texturas;
etc.
OBSERVAÇÂO: O projeto é uma ferramenta maleável, podendo ser em algum momento modificado ou ser adicionada alguma atividade, dinâmica ou sub-projeto conforme surgir a necessidade.


METODOLOGIA

Como estratégia para alcançar nossos objetivos será desenvolvida a construção de histórias utilizando formas, colagens de diferentes materiais e texturas, desenhos, pinturas usando lápis de cor, lápis de cera e tintas e dobraduras, também iremos construir jogos, jogos da memoria, quebra-cabeças, trilhas, maquetes, etc, de forma lúdica e artesanal, com dinâmicas de socialização e com troca de experiências.
Acredita-se que através da implementação desta proposta, estaremos promovendo aos alunos da Sala de Recursos Multifuncional o acesso a construção de sua própria identidade de forma inclusiva, respeitando suas especificidades, de maneira que venha lhe trazer autonomia e melhorar sua auto-estima.


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma processual, minimizando as dificuldades dos alunos gradativamente. Podendo considerar alguns critérios para que esta avaliação aconteça de fato como, por exemplo, considerando o envolvimento do aluno, sua participação, responsabilidade, independência para concluir as atividades realizadas na sala multifuncional, respeitando sempre seu ritmo de aprendizagem, desenvolvendo deste modo suas potencialidades, verificando se as atividades proporcionam interesse e significação para os alunos, com ênfase a um conjunto de habilidades cognitivas, sociais, culturais e afetivas que o aluno venha adquirir.
Para tanto, se fará uso de registros diários, com fichas de acompanhamento para que possam subsidiar todo o trabalho pedagógico da sala multifuncional, assim, quando houver necessidade poderá ser revisto e adaptado a necessidade do aluno.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MEC. Projeto Escola Viva - Oficinas Pedagógicas: Um espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades na educação profissional. nº 3, 2000.

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Apostila: Trabalho e deficiência mental – uma questão a ser repensada. Maria Elisabete Archer Tomasini.

Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/61661/1/Oficina-Pedagogica-Maos-a-Arte/pagina1.html#ixzz1O7fiaJxM
http://dessafofs.blogspot.com/2008/08/projeto-identidade.html
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http://educar-flavinha.blogspot.com/2009/05/projeto-identidade.html
http://profe10.flogbrasil.terra.com.br/foto17736841.html
http://aprenderecia.blogspot.com/2009/01/volta-s-aulas-projeto-identidade.html
http://semeandovaloreseconhecimento.blogspot.com/2011/02/projeto-identidade.html
https://picasaweb.google.com/luizacid86/ProjetoIdentidade#
http://canttinhodaprofeadri.blogspot.com/2010/02/projeto-identidade.html
https://picasaweb.google.com/luizacid86/NinguemEIgualANinguem#
https://picasaweb.google.com/luizacid86/LIVRODAPAZ#
https://picasaweb.google.com/luizacid86/VALORES#
https://picasaweb.google.com/luizacid86/LivroAssimTudoComecou#
https://picasaweb.google.com/luizacid86/Profissoes#
https://picasaweb.google.com/luizacid86/CartazesPalavrinhasMagicas#
https://picasaweb.google.com/luizacid86/Dobraduras#
http://educacaoespecial-nedivonfruauff.blogspot.com/
https://picasaweb.google.com/luizacid86/CadernoDeTextos#
http://www.youtube.com/watch?v=V1zgyRe1spo
http://www.youtube.com/watch?v=YDT2hep5I8M&feature=related
http://canttinhodaprofeadri.blogspot.com/2010/03/alfabetos-com-dobraduras.html


JOGOS DO PROJETO

1- JOGO DAS MÃOS

OBJETIVO: é um jogo de grupo que envolve ações para estimular as relações pessoais, expressões corporais e a auto- estima dos participantes.
Regras:
Deixar as mãos espalhadas no chão.
Faça uma roda e cada participante pega uma mão.
Cada um lê a ação que deve fazer e escolhe alguém para realiza-la.
E assim sucessivamente.
Este jogo é apropriado realizar em um grupo grande de alunos ou participantes, apropriado para estimular amizades e relações inclusivas.

2 – JOGO MATEMÁTICO

OBJETIVO: Estimular o raciocínio matemático das quadro operações conforme o nível de aprendizagem e também poderá ser usado para o ensino de Língua Portuguesa e LIBRAS, adaptando as folhas com as matrizes.
Regras:
Na matemática:
jogo semelhante ao jogo da velha com dois participantes;
o professor organiza as folhas com as contas no tabuleiro, conforme o nivel de aprendizagem do aluno;
O primeiro jogador escolhe as tampinhas com os desenhos iguais (sapinhos ou joaninhas) o segundo fica com as demais;
O primeiro jogador escolhe uma conta e diz o resultado, se acertar coloca a tampinha com seu desenho, se errar o adversário coloca a dele e assim sucessivamente;
ganha quem fazer colocar três peças iguais em um desses sentidos (horizontal, vertical ou diagonal = igual ao jogo da velha);
se ninguém conseguir fechar, ganha quem colocou mais peçinhas no tabuleiro.


3- JOGO DOS NOMES EM LIBRAS/PORTUGUÊS

OBJETIVO: Estimular a escrita, a sequencia e memorização das letras de seu nome em Português e no alfabeto em LIBRAS.
Regras:
organizar na sequencia certa as letras de seu nome em Português;
o primeiro jogador joga o dado que contem:
as fotos dos participantes;
gravura de dois dados ( ) que significa = jogue duas vezes;
duas figuras de setas indicando direita e esquerda ( ) mostrando o adversário que deverá jogar;
se estiver letras repetidas coloca-se uma em cima da outra;
ganha o jogador que colocar primeiro todas as letra de seu nome em Português em cima da letra em LIBRAS que a corresponde;
depois com o nome do aluno cria-se outro nome e segue o jogo;
não importa a quantidade de letras de cada nome, o jogo é imprevissível e qualquer um poderá ganhar.

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