Marcadores: Temas Específicos

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SUB-PROJETO FORMAS GEOMÉTRICAS E CORES

PROJETO CORES E FORMAS

PROFESSORA: NEDI VON FRUAUFF ABREU

1) Tema: Brincando com Cores e Formas

3) Justificativa

Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
Através do computador os alunos entram em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa onde a apreensão de conhecimentos relativos a esse saber como denominação das partes que compõem o computador, sua lógica de funcionamento, linguagem e terminologias referentes ao mesmo, controle de periféricos como mouse, teclado, etc., cuidados com a máquina e todo um primeiro reconhecimento desse instrumento cada vez mais presente em sua vida está se dando naturalmente pelo uso freqüente, desmistificado e ligado à sua prática escolar.
Se nossas crianças já estão nesse mundo permeado de informatização e todos os dias mais enquadradas nos novos paradigmas gerados e nas novas formas de relação com o conhecimento, não podemos ignorar esse fato e limitá-las ao uso de tecnologias obsoletas e pouco instigantes. A mudança passou, antes, pela estrutura escolar como um todo e na prática pedagógica.


2) Objetivo Geral:

Propiciar atividades para que a criança venha a conhecer as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.

4) Objetivos especificos:

Conceituais:


Identificar cores e formas.
Nomear cores e formas.
Ampliar vocabulário.
Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

Desenvolver no aluno:

O raciocínio lógico;
A criatividade através das formas geométricas e cores;
A socialização e cooperação entre o grupo;
A habilidade do uso do computador;
Criar desenhos livres usando as formas geométricas;
Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
Conhecer e nomear cores e formas.
Aprender a usar as cores.
Reproduzir cores e formas.
Ampliar vocabulário.
Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
Utilizar diversos materiais para ampliar suas possibilidades de
expressão.
Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
Ampliar o conhecimento do mundo.
Desenhar a partir do que foi observado.

Atitudinais:

Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
Deleitar-se no momento de desenhar.
Apreciar as artes visuais.
Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

5) Janelas:

Linguagem oral e escrita.
Artes visuais.
Natureza e sociedade.
Matemática.
Movimento.
Música.
Informática.

6) Etapas:

Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico
(a cor da roupa da criança, etc.).
Realizar experiência com varias cores primárias, misturando-as e observando o resultado.
Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?, Onde podemos encontrar estas formas? O que podemos montar com eles? Etc.
Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da
bandinha
Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criança
na música
Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
Confeccionar mural com as figuras geométricas;
Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
Registrar a cor verde: papel crepom fazendo bolinhas e colar nas folhas de uma árvore.
Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas).
Organizar painel de um aquário na sala com peixinhos coloridos feitos com os dedos;
Ouvir a música "Aquarela".
Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
Brincar com massinha nas cores do arco íris;
Confeccionar um arco íris com as crianças.
Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado
apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha
e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um
caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
Explorar e confeccionar o livro “A historia do Quadrado”
Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas
geométricas usadas;
Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e
cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os
colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.
Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos
coloridos;
Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.
Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários
amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar
um mosaico da bandeira.
Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.


7) Avaliação

Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.

8) Duração

Aproximadamente um dois meses.

Um comentário:

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos