- CAIXINHA DE FÓSFORO
MATERIAL: CAIXINHAS DE FÓSFOROS, CARTOLINA, CANETAS E FIGURINHAS DE ANIMAIS, OBJETOS, ETC.
COLE A FIGURA
ESCOLHIDA NA FRENTE DA CAIXINHA. RECORTE DOIS PEQUENOS RETÂNGULOS DE
CARTOLINA E ESCREVA NELES O NOME DA FIGURA. PEGUE UM DOS RETÂNGULOS E
RECORTE-O, SEPARANDO AS LETRAS.
AS
CRIANÇAS DEVERÃO FORMAR O NOME DA FIGURA COM AS LETRAS RECORTADAS E
DEPOIS COMPARAR SUA ORDENAÇÃO COM O CARTÃO QUE APRESENTA A PALAVRA
ESCRITA.
CONSTRUA VÁRIAS CAIXINHAS DIFERENTES.
- HISTÓRIA DE TODOS
A PROFESSORA
INICIA ORALMENTE UMA NARRATIVA; OS ALUNOS, UM A UM, CONTINUAM A
HISTÓRIA. CADA CRIANÇA INVENTA UM TRECHO ATÉ QUE A HISTÓRIA CHEGUE AO
SEU DESFECHO.
- VIAGEM ALFABÉTICA
UMA CRIANÇA ESCOLHE UMA LETRA E PERGUNTA PARA O GRUPO: “O QUE SE VÊ QUE COMEÇA COM A LETRA A (OU OUTRA)?”.
TODOS
PROCURAM OBJETOS OU OUTRA COISA QUE COMECE COM A LETRA ESCOLHIDA. QUEM
DISSER O NOME DO QUE ESTÁ VENDO GANHA 1 PONTO. QUEM FIZER MAIS PONTOS
NO FINAL DO TEMPO COMBINADO É O VENCEDOR.
- PALAVRAS ENCADEADAS
AS CRIANÇAS DEVEM SENTAR-SE NUMA RODA.
O
PRIMEIRO JOGADOR DIZ UMA PALAVRA. O SEGUNDO DEVE FALAR OUTRA PALAVRA
QUE COMECE PELA ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA DITA PELO PRIMEIRO, E ASSIM POR
DIANTE. POR EXEMPLO: O PRIMEIRO DIZ MOLEQUE, O SEGUNDO PODERÁ DIZER
ESCADA, O TERCEIRO AZUL E O QUARTO DEVERÁ DIZER OUTRA COMEÇADA POR L. O
JOGO TERMINA QUANDO ALGUÈM REPETIR UMA PALAVRA.
- VIAGEM À LUA
UM DOS JOGADORES SERÁ O VIAJANTE. ELE DIZ QUE VIAJARÁ PARA LUA E QUER SABER O QUE PODERÁ LEVAR NA MALA.
ELE ESCOLHA UMA LETRA, MAS NÃO REVELA PARA OS OUTROS.
OS
PARTICIPANTES DARÃO SUGESTÕES DO QUE ELE PODERÁ LEVAR NA MALA E O
VIAJANTE DIRÁ O QUE PODE OU NÃO SER LEVADO DE ACORDO COM A LETRA
ESCOLHIDA. POR EXEMPLO: SE O VIAJANTE ESCOLHEU A LETRA C, ELE ACEITARÁ
COMO SUGESTÃO CALÇA, CAMISA OU CABIDE E NÃO ACEITARÁ MEIA OU BONÉ.
O JOGO TERMINA QUANDO OS PARTICIPANTES DESCOBRIREM A LETRA ESCOLHIDA.
NOVAS VARIAÇÕES PODERÃO SER PROPOSTAS. O SEGREDO PODERÁ SER A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA, PALAVRAS COM DUAS SÍLABAS, ENTRE OUTROS.
- ESCRITA A PARTIR DE RÓTULOS OU DE ANÚNCIOS
MATERIAL: RÓTULOS E ANÚNCIOS DE PRODUTOS.
PEÇA QUE AS
CRIANÇAS PESQUISEM E TRAGAM DE CASA RÓTULOS OU ANÚNCIOS DE PRODUTOS.
SOCIALIZE O MATERIAL COLETADO EM UMA RODA. DEPOIS, PROPONHA ATIVIDADES
COMO:
· LEITURA DO MATERIAL;
· CÓPIA DA MARCA;
· CRIAÇÃO DE UM NOVO RÓTULO A PARTIR DO MODELO;
· ELABORAÇÃO DE UM NOVO PRODUTO PARA O RÓTULO;
· CRIAÇÃO DE OUTROS NOMES PARA O PRODUTO ANUNCIADO.
- ESCRITA DE LISTAS
MATERIAL: PAPEL E LÁPIS
CRIE MOMENTOS OU SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE PROPICIEM A CONFECÇÃO DE LISTAS COLETIVAS OU INDIVIDUAIS, COMO, POR EXEMPLO:
DOS NOMES DOS ALUNOS DA CLASSE;
DOS JOGOS DA CLASSE;
DOS MATERIAIS QUE OS ALUNOS DEVEM TRAZER PARA A ESCOLA:
DOS LIVROS DA BIBLIOTECA DA CLASSE;
DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS;
DOS AJUDANTES DO DIA;
DAS HISTÓRIAS PREFERIDAS DO GRUPO.
- CORRE-CUTIA COM CARTÕES
MATERIAL: CARTÕES COM OS NOMES DAS CRIANÇAS E UM SAQUINHO DE AREIA.
FORME DUAS RODAS CONCÊNTRICAS, A DE DENTRO COM CARTÕES E A DE FORA COM CRIANÇAS.
UMA
CRIANÇA JOGA O SAQUINHO EM UM DOS CARTÕES COM NOME. A CRIANÇA CUJO
NOME ESTÁ NO CARTÃO RECOLHE O SAQUINHO E TENTA PEGAR O COLEGA QUE
ESCOLHEU SEU NOME, CORRENDO ATRÁS DELE, ENTRE AS DUAS RODAS. O
PERSEGUIDO TENTARÁ SENTAR-SE NO LUGAR DO PEGADOR; CASO CONSIGA, O JOGO
PROSSEGUIRÁ E O PEGADOR SERÁ O PRÓXIMO A JOGAR O SAQUINHO NOS CARTÕES.
CASO O PEGADOR PEGUE A OUTRA CRIANÇA, ESTA SAIRÁ DO JOGO LEVANDO SEU
CARTÃO E O JOGO PROSSEGUIRÁ DA MESMA FORMA. GANHA A CRIANÇA QUE FICAR
ATÉ O FINAL DO JOGO.
- COMPETIÇÃO DOS NOMES
MATERIAL: DUAS CAIXAS E CARTÕES COM OS NOMES DOS ALUNOS DA CLASSE.
DIVIDA A
CLASSE EM DUAS FILAS. COLOQUE À FRENTE DAS FILAS DUAS CAIXS COM CARTÕES
COM OS NOMES DAS CRIANÇAS DA CLASSE. A UM SINAL, O PRIMEIRO ALUNO DE
CADA FILA DEVERÁ PROCURAR E PEGAR O CARTÃO COM SEU NOME, INDO PARA O
FINAL DA FILA. ANTES, PORÉM, DEVERÁ TOCAR A PALMA DA MÃO DA SEGUINTE DA
FILA, QUE IMEDIATAMENTE SAIRÁ PARA PROCURAR O CARTÃO COM O SEU NOME.
GANHARÁ O GRUPO QUE ACABAR PRIMEIRO.
- BINGO DE NOMES
MATERIAL: PAPEL, LÁPIS, BOLINHAS DE PAPEL.
PEÇA QUE AS
CRIANÇAS ESCREVAM NO CADERNO OU EM UMA FOLHA DE PAPEL O NOME DE OITO
COLEGAS. ESCREVA E COLOQUE TODOS OS NOMES DOS ALUNOS EM UM SAQUIMNHO.
INICIE O SORTEIO DOS NOMES. QUEM TIVER ESCRITO O NOME SORTESDO COLOCARÁ
UMA BOLINHA DE PAPEL SOBRE O NOME. GANHARÁ QUEM MARCAR TODOS OS OITO
NOMES PRIMEIRO.
- ADIVINHE QUEM É
MATERIAL: CARTÕES COM OS NOMES DOS ALUNOS.
AS CRIANÇAS DEVEM
SENTAR FORMANDO UMA RODA, COLOCANDO À FRENTE UM CARTÃO COM O SEU NOME
ESCRITO. UMA PESSOA DA RODA COMEÇA O JOGO E DIZ, POR EXEMPLO: “ESTOU
PENSANDO EM UM NOME QUE COMEÇA COM A LETRA M E TERMINA COM A LETRA A”.
OU: “O NOME EM QUE PENSEI TEM DUAS VOGAIS IGUAIS E É NOME DE MENINO”. OS
OUTROS DEVERÃO ADIVINHAR EM QUAL NOME A PESSOA ESTÁ PENSANDO.
- JOGO DA MEMÓRIA
MATERIAL: CARTÕES E LÁPIS
ELABORE UMA LISTA COM ALGUMAS PALAVRAS, COMO NOMES DE FRUTAS, DE BRINCADEIRAS, DE ANIMAIS, DE MESES DO ANO, ETC.
ESCREVA
CADA PALAVRA EM DOIS CARTÕES. PARA JOGAR, VIRE TODOS OS CARTÕES COM AS
PALAVRAS PARA BAIXO. CADA CRIANÇA, NA SUA VEZ, VIRA DOIS CARTÕES,
TENTANDO ACHAR OS PARES IGUAIS. QUEM ENCONTRA FICA COM A DUPLINHA DE
CARTÕES. GANHA QUEM ENCONTRAR MAIS PARES.
- JOGO DA FORCA
A CRIANÇA QUE SERÁ O
MESTRE PENSA EM UMA PALAVRA. NA LOUSA, ESCREVE A PRIMEIRA LETRA E
COMPLETA COM TRACINHOS O NÚMERO DE LETRAS DESSA PALAVRA. OS OUTROS
TENTARÃO ADIVINHAR QUAL É A PALAVRA, DIZENDO LETRAS. ASSIM QUE ALGUÉM
ACERTAR UMA LETRA, O MESTRE REGISTRA A LETRA NO LUGAR CORRESPONDENTE DA
PALAVRA. ELE TAMBÉM PODE DAR DICAS QUE ORIENTEM AS HIPÓTESES DOS
COLEGAS PARA NOVAS ADIVINHAÇÕES. GANHA QUEM DESCOBRIR EM QUE PALAVRA O
MESTRE PENSOU.
- JOGO DO BOLICHE
MATERIAL: OITO GARRAFAS PLÁSTICAS COM UMA LETRA DE PAPEL COLADA E UMA BOLA DE MEIA OU DE PAPEL.
MODO DE JOGAR:
ARRUME
AS GARRAFAS NO CHÃO, COMO NO BOLICHE. UMA CRIANÇA POR VEZ DEVERÁ
DERRUBAR AS GARRAFAS E DIZER UMA PALAVRA QUE COMECE COM A LETRA DA
GARRAFA DERRUBADA (SE DERRUBAR MAIS DE UMA, A CRIANÇA DIRÁ UMA PALAVRA
PARA CADA GRRAFA DERRUBADA). PARA CADA PALAVRA QUE A CRIANÇA FALAR,
MARCA-SE UM PONTO. CASO A CRIANÇA DERRUBE A GARRAFA, MAS NÃO SAIBA DIZER
NENHUMA PALAVRA QUE COMECE COM AQUELA LETRA, NÃO MARCARÁ PONTO. GANHA
QUEM FIZER MAIS PONTOS.
- CORRIDA DE LISTAS
MATERIAL: PAPEL E LÁPIS.
O PROFESSOR
DEVE ESCOLHER UMA LETRA. EM DUPLAS, AS CRIANÇAS FARÃO UMA LISTA DE
PALAVRAS INICIADAS COM A LETRA ESCOLHIDA, DENTRO DE UM TEMPO
DETERMINADO. NO FINAL, O PROFESSOR CONFERE AS LISTAS, MARCANDO AS
PALAVRAS CORRETAS. GANHA A DUPLA QUE ESCREVER O MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS
CORRETAMENTE.
- O QUE TEM NA ESCOLA?
MATERIAL: PAPEL E LÁPIS.
EM PEQUENOS
GRUPOS OU DUPLAS, AS CRIANÇAS DEVERÃO PERCORRER AS DEPENDÊNCIAS DA
ESCOLA ANOTANDO EM UMA LISTA OS NOMES DE TUDO O QUE VÊEM. DEPOIS DE UM
TEMPO, O PROFESSOR VERIFICARÁ AS LISTAS. GANHA O GRUPO QUE ANOTAR O
MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS. VARIAÇÃO: PEÇA QUE AS CRIANÇAS LISTEM OS NOMES
ORGANIZANDO-OS NA ORDEM ALFABÉTICA JÁ PREDETERMINADA EM UMA TABELA
ORGANIZADA.
(LIVRO DE ALFABETIZAÇÃO PRIMEIROS TEXTOS /AUTORES: MÁRCIA LEITE, BIA MORELLI, LUCIANA GUIMARÃES).
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