PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Porta doces de garrafa Pet

Oi gente!
Pra todos que adoram novidades recicladas vejam só que graça... que tal fazer um suporte para docinhos na sua festa com reciclagem de garrafa pet? Super fácil!


Como que faz? Não tenho o passo a passo mas eu que sou muito fuçada, faria assim: uma base de madeira redonda (faça um furo no meio) e um cano encaixado e colado nela. Pode ser de madeira também. Os dois suportes de cima foram furados ao meio também e encaixados no suporte. Dica super original!

Comedouro de pássaros com caixa de leite


Olá pessoal!

Vejam só que idéia original para fazer em sala de aula: um comedouro de pássaro para o jardim, feito com caixa de leite.
A idéia é da Vila do Arte

quinta-feira, 25 de abril de 2013

JOGOS PEDAGÓGICOS


Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. 
 Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e numeros.
  • Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
  • linguagem Fonetica;
  • Línguagem Sílábica;
Sugestão pode ser usado tampinhas de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também.



Classificador



 Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira.
Objetivos:
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • Quantidades, Cores, classificação.
Sugestão pode ser usadovários de figuras de cores variadas onde vc poderá trabalhar cores também, este jogo também pode ser usado com múmeros, figuras e sílabas, somente sílabas para formar
palavras.

Quatro Operações

 Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos)
Objetivos: Este jogo pode ser usadode forma bem variada, usando todas as operações matemática.
  • Psicomotricidade(coordenação motora);
  • Lógica e noção de quantidade;
  • Cores;
  • Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Sugestão; A operação e os números usados devem ser de acordo com a idade e série da criança.

Esta é outra atividade que pode ser feita com pregadores. Também trabalha a psicomotricidade da criança. Você pode variar os desenhos para estimular a imaginação do aluno ( ou sujeito de intervenção). Os pregadores de madeiras também são excelentes para serem usados porque são de baixo custo e de fácil colagem vc pode usar uma variedade de atividades
 
FONTE: SITE - PSICOPEDAGOGIANDO

JOGOS E ATIVIDADES LEGAIS





Estes jogos foram retirados do Facebook de várias amigas, espero que gostem.
Já fiz alguns deles e são super fácil de fazer.
APROVEITEM

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PORQUINHOS COM CAIXAS DE SAPATO

Fofíssimos estes porquinhos rabicós! Eles são cofrinhos para a garotada guardar moedas!

Veja!

 

 Observe: é uma caixa de sapatos fechada, encapada com papel colorido!



Os pezinhos são feitos com copo de danone ou iogurte mas podem ser feitos com rolinho de papel pintado!


Faça um furinho no alto para servir de cofre!


E cole um rabinho!!
Veja este molde, ele serve para fazer o rostinho!


Fonte: http://www.planetaatividades.com/2013/04/porquinho-rabico-feito-com-sucata.html

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DESCRITIVA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS



    A pedido de minha amiga  Valdézia, segue os critérios e exemplos de uma avaliação pedagógica descritiva
              

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Área cognitiva:
Compreende histórias simples/ complexas.
Realiza atividades de seqüência lógica;
Tem bom raciocínio lógico: cálculo mental, sequência;
Encontra figuras idênticas;
Que atitude apresenta diante dos recursos pedagógicos como a: música, documentários, jogos, filmes, brincadeiras;
Cuida do seu material, (aponta lápis, manuseia corretamente cadernos e livros, guarda o material depois de ser usado...);
Expressa sua opinião , relata experiências;
Reconhece os numerais, quantidade, realiza seriações, classificação, associação, cálculos...;
Demonstra curiosidade frente aos fatos;
Identifica seu nome;
Identifica figuras objetos;
Tem atenção, memória, concentração, orientação espaço-temporal;
Tem iniciativa para explorar materiais e jogos, (tem curiosidade em abrir as caixas, guardá-las depois de usadas.
Apresenta senso critico diante de pesquisas e outras situações na construção do conhecimento;
Constrói conceitos, tem organização de pensamento;
Compreende e cumpre ordens simples e/ou complexas;
Estabelece relação entre a temática e o seu cotidiano;
Realiza as atividades propostas com ou sem mediação;
Reconhece cores, formas.
Assume responsabilidades nas diferentes atividades;
Produz textos a partir de discussões, palestras, filmes, podendo ser individual ou coletivo;
Estabelece sequência lógica de pensamento;
Quantifica;
Relaciona;
Descreve;
Realiza abstrações;
Apresenta atenção, concentração e percepção;
Utiliza a produção escrita e leitura;
Interpreta demonstrando criticidade.

Área de interação social:
Participa das atividades em situações de grupo;
Relaciona-se bem com os colegas ou apresenta comportamentos que ainda precisam ser superados;
É cooperativo nas atividades em sala;
Respeita colegas e professora;
Apresenta vontade e intenção de se comunicar e ser entendido;
Espera a sua vez para falar;
Interage com os colegas e professores nas diferentes atividades escolares e sociais.

Área da linguagem:

Se expressa  com frases  simples/complexas;
Apropria-se da escrita e leitura; somente escrita, sabe o que escreve ou somente faz cópia; reconhece o alfabeto, faz junção de sílabas;
Apresenta omissão/ trocas  de silabas ou letras;
Fala corretamente;
Apresenta diálogo dentro do contexto;
Apresenta sequencia ao relatar fatos e histórias;
Utiliza formas de expressão como:oralidade,produções escritas(registros,desenhos,rabiscos)gestos e outros;
Fala - Linguagem - Escrita/desenho - expressões faciais/corporais/gestos/olhar;
Apresenta sequência na oralidade e escrita;
Relata fatos do cotidiano apresentando coerência na oralidade /contextualização demonstrando organização de pensamento;
Necessita de material concreto para se organizar na produção escrita;
Demonstra autonomia para ler e escrever;
Realiza leitura e escrita de letras, sílabas, palavras, imagens, números;
Interpreta frases, pequenos textos;
Faz imitações utilizando, expressões corporais, faciais, mimicas;
Realiza dramatizações, rimas, percebe sons;
Compreende mímicas;
Expressa sentimentos(dores/angústias/alegrias);
Realiza atividades de discriminação visual;
Realiza evoluções ao som de musica, acompanha/ inventa ritmos;

Área psicomotora:

Independência na locomoção com equilíbrio;
Faz uso da tesoura, consegue recortar gravuras, respeita limites;
Reconhece e nomeia partes do corpo associando objetos a diferentes partes (boné-cabeça...);
Toma água sem auxilio, segurando o copo com uma só mão;
Sobe e desce escadas (um pé em cada degrau, sem apoiar-se);
Compreende conceitos de lateralidade (acima, abaixo, esquerda, direita...);
Apresenta coordenação motora ampla (corre, caminha...);
Orienta-se visualmente no espaço;
Tem coordenação motora fina (apreensão, movimeto de pinça, respeita limites no traçado, recorta...);
Apresenta esquema corporal.

Autonomia/Independência:

Requer supervisão quando está fora de casa, para atravessar a rua;
Realiza as atividades de vida prática ou ainda necessita de ajuda;
Reflete sobre o que está fazendo;
Tem iniciativa nas atividades;
Compreende e segue regras e ordens;
Organiza seu material e sua rotina diária;
Desloca-se sozinho em diversos ambientes;
Expressa suas ideias, sentimentos e vontades;
Realiza as atividades propostas com ou sem mediação;
Vai a lugares próximos sozinho ( vizinhos, mercado...);
Faz atividades de forma independente.