PESQUISAR ESTE BLOG
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Rosto de papelão para trabalhar emoções
Vamos aprender como fazer o rosto de papelão para trabalhar as emoções, sentimentos com os pequenos.
Você vai precisar de:
- 6 elementos de fixação
- Faca ou estilete,
- cola,
- agulha
- linha
1. Imprima o modelo abaixo para utilizar como molde para montar o rosto no papelão.
2. Corte em torno das formas. Faça buracos onde marcado.
3. Insira os grampos através de cada
olho, sobrancelha, nariz e boca, em seguida, através dos furos na
posição correta no círculo da face. Feche os grampos na parte de trás.
4. Cole a bochecha rosa em ambos os
lados cortados em círculos de papelão do mesmo tamanho. Coloque um fio
através da extremidade superior do círculo.
5 – Você pode trabalhar o rosto
pendurando na sala de aula ou manuseando manualmente com os alunos, ou
ainda de acordo com sua imaginação.
Agora você pode transformar as
características faciais, virando as partes que podem ser modificadas,
mexidas. As possibilidades são infinitas!
Você também pode anotar as palavras que
expressam as emoções em cartões e pendurá-los abaixo do rosto como na
foto abaixo. Assim, os alunos vão também aprendendo várias palavras que
vão ampliar o vocabulário
Algumas expressões que podem ser feitas
com palavras: feliz, triste, irritado, furioso, surpreendido, emburrado,
envergonhado, preocupado, decepcionado, satisfeito, orgulhoso,
confiante, engraçado, etc.
fonte: http://atividadesparaprofessores.com.br/rosto-de-papelao-para-trabalhar-emocoes-na-educacao-infantil/
Jogo da memória com fotos das crianças
Objetivo(s)
- Divertir-se com o jogo da memória
- Compartilhar de um mesmo jogo com o grupo de colegas
- Conhecer as regras do jogo da memória
Ano(s)
Creche
Material necessário
- Pares de cartões com fotos das crianças da turma, tamanho mínimo de 10X10
- Cartolina ou papel mais resistente
- Plástico adesivado para encapar
Desenvolvimento
1ª etapa
Tirar fotos das crianças e imprimir cada uma duas vezes para confeccionar os cartões
Informar às crianças que as fotos estão sendo tiradas para confecção
do jogo da memória. Recortar as fotos e colar na cartolina mostrando
para as crianças conforme forem ficando prontas.
2ª etapa
Apresentar o jogo
Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares.
Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais.
Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares.
Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais.
3ª etapa
Organizar mesas com no máximo cinco crianças para que possam jogar o jogo em diferentes momentos
Levar outros jogos que as crianças já conheçam (ex. quebra cabeça, jogos de montar, quebra-gelo) e organizar grupos de crianças para jogá-los.
Caso haja mais de uma educadora na turma, uma pode dar apoio aos grupos que estiverem jogando os jogos já conhecidos, enquanto a outra fica na mesa do jogo da memória. Caso não haja outra educadora, organizar primeiro os grupos que jogarão os jogos já conhecidos.
Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A educadora pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças. Promover o rodízio das crianças para que a maioria jogue todos os jogos.
Levar outros jogos que as crianças já conheçam (ex. quebra cabeça, jogos de montar, quebra-gelo) e organizar grupos de crianças para jogá-los.
Caso haja mais de uma educadora na turma, uma pode dar apoio aos grupos que estiverem jogando os jogos já conhecidos, enquanto a outra fica na mesa do jogo da memória. Caso não haja outra educadora, organizar primeiro os grupos que jogarão os jogos já conhecidos.
Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A educadora pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças. Promover o rodízio das crianças para que a maioria jogue todos os jogos.
4ª etapa
Garantir momentos na rotina semanal para que as crianças joguem o jogo da memória
Durante o período de recepção das crianças, no término do dia enquanto aguardam a chegada dos pais são boas opções para o contato com o jogo da memória.
Durante o período de recepção das crianças, no término do dia enquanto aguardam a chegada dos pais são boas opções para o contato com o jogo da memória.
5ª etapa
Criar novos jogos e variações do jogo da memória
Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas).
Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas).
Avaliação
Devem-se
criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as
crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da
análise das pautas o educador pode fazer os ajustes com relação ao grau
de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.
Quer saber mais?
Bibliografia:
Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética, Constance Kamii; Leslie Baker Housman - 2.ed. Implicações da teoria de Piaget, Artmed, 2002
Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética, Constance Kamii; Leslie Baker Housman - 2.ed. Implicações da teoria de Piaget, Artmed, 2002
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/jogo-da-memoria-com-fotos-das-criancas
Jogo Americano com Tiras de Papel
Este é um artesanato fácil que pode ser feito até por crianças pequenas. Também é um jeito divertido de se preparar para uma refeição típica de algum feriado, já que você pode escolher as cores dependendo da ocasião.
Anúncio
Passos
-
1- Corte tiras longas de cartolina (da cor que quiser) com 2,5 cm de largura nas seguintes medidas e quantidades. Se você fizer tiras mais compridas em um sentido, faça mais tiras no outro sentido.
- 9 tiras com 30 cm de comprimento (ou mais longas, se quiser fazer jogos americanos maiores)
- 12 tiras com 22,5 cm de comprimento (ou mais longas, se quiser fazer jogos americanos maiores)
-
2-Coloque as tiras longas na horizontal e intercale as tiras curtas verticalmente.
- Fixe com cola ou fita adesiva as pontas das tiras verticais e das horizontais, alternando as partes de cima e de baixo.
- Intercale o restante das tiras verticais e prenda suas pontas por cima ou por baixo das tiras horizontais.
-
3-Apare as bordas. Alternativamente, você pode cortar as tiras um pouco mais longas e deixar suas pontas sobrando um pouco de propósito.
-
4-Reforce o fundo se desejar. Você também pode revestir o jogo americano com papel contact com a finalidade de protegê-lo para prolongar seu uso, tendo ou não reforçado o seu fundo.
Dicas
- Também dá pra fazer um tabuleiro de xadrez!
- Prenda as tiras temporariamente com fita adesiva enquanto a cola seca.
- Uma boa coisa a se fazer para que o jogo americano dure mais (como alternativa ao papel contact) é laminá-lo (assim como se faz com documentos). Isso irá protegê-lo por um longo período de tempo e evitará estragos causados por água, etc. O lado negativo é que o jogo americano ficará ligeiramente escorregadio.
- Este jogo americano fica muito bonito quando feito com fitas coloridas. Você pode costurar as bordas do mesmo ao invés de usar cola para fixar as pontas das fitas.
Assinar:
Postagens (Atom)