PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DESCRITIVA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS



    A pedido de minha amiga  Valdézia, segue os critérios e exemplos de uma avaliação pedagógica descritiva
              

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
Área cognitiva:
Compreende histórias simples/ complexas.
Realiza atividades de seqüência lógica;
Tem bom raciocínio lógico: cálculo mental, sequência;
Encontra figuras idênticas;
Que atitude apresenta diante dos recursos pedagógicos como a: música, documentários, jogos, filmes, brincadeiras;
Cuida do seu material, (aponta lápis, manuseia corretamente cadernos e livros, guarda o material depois de ser usado...);
Expressa sua opinião , relata experiências;
Reconhece os numerais, quantidade, realiza seriações, classificação, associação, cálculos...;
Demonstra curiosidade frente aos fatos;
Identifica seu nome;
Identifica figuras objetos;
Tem atenção, memória, concentração, orientação espaço-temporal;
Tem iniciativa para explorar materiais e jogos, (tem curiosidade em abrir as caixas, guardá-las depois de usadas.
Apresenta senso critico diante de pesquisas e outras situações na construção do conhecimento;
Constrói conceitos, tem organização de pensamento;
Compreende e cumpre ordens simples e/ou complexas;
Estabelece relação entre a temática e o seu cotidiano;
Realiza as atividades propostas com ou sem mediação;
Reconhece cores, formas.
Assume responsabilidades nas diferentes atividades;
Produz textos a partir de discussões, palestras, filmes, podendo ser individual ou coletivo;
Estabelece sequência lógica de pensamento;
Quantifica;
Relaciona;
Descreve;
Realiza abstrações;
Apresenta atenção, concentração e percepção;
Utiliza a produção escrita e leitura;
Interpreta demonstrando criticidade.

Área de interação social:
Participa das atividades em situações de grupo;
Relaciona-se bem com os colegas ou apresenta comportamentos que ainda precisam ser superados;
É cooperativo nas atividades em sala;
Respeita colegas e professora;
Apresenta vontade e intenção de se comunicar e ser entendido;
Espera a sua vez para falar;
Interage com os colegas e professores nas diferentes atividades escolares e sociais.

Área da linguagem:

Se expressa  com frases  simples/complexas;
Apropria-se da escrita e leitura; somente escrita, sabe o que escreve ou somente faz cópia; reconhece o alfabeto, faz junção de sílabas;
Apresenta omissão/ trocas  de silabas ou letras;
Fala corretamente;
Apresenta diálogo dentro do contexto;
Apresenta sequencia ao relatar fatos e histórias;
Utiliza formas de expressão como:oralidade,produções escritas(registros,desenhos,rabiscos)gestos e outros;
Fala - Linguagem - Escrita/desenho - expressões faciais/corporais/gestos/olhar;
Apresenta sequência na oralidade e escrita;
Relata fatos do cotidiano apresentando coerência na oralidade /contextualização demonstrando organização de pensamento;
Necessita de material concreto para se organizar na produção escrita;
Demonstra autonomia para ler e escrever;
Realiza leitura e escrita de letras, sílabas, palavras, imagens, números;
Interpreta frases, pequenos textos;
Faz imitações utilizando, expressões corporais, faciais, mimicas;
Realiza dramatizações, rimas, percebe sons;
Compreende mímicas;
Expressa sentimentos(dores/angústias/alegrias);
Realiza atividades de discriminação visual;
Realiza evoluções ao som de musica, acompanha/ inventa ritmos;

Área psicomotora:

Independência na locomoção com equilíbrio;
Faz uso da tesoura, consegue recortar gravuras, respeita limites;
Reconhece e nomeia partes do corpo associando objetos a diferentes partes (boné-cabeça...);
Toma água sem auxilio, segurando o copo com uma só mão;
Sobe e desce escadas (um pé em cada degrau, sem apoiar-se);
Compreende conceitos de lateralidade (acima, abaixo, esquerda, direita...);
Apresenta coordenação motora ampla (corre, caminha...);
Orienta-se visualmente no espaço;
Tem coordenação motora fina (apreensão, movimeto de pinça, respeita limites no traçado, recorta...);
Apresenta esquema corporal.

Autonomia/Independência:

Requer supervisão quando está fora de casa, para atravessar a rua;
Realiza as atividades de vida prática ou ainda necessita de ajuda;
Reflete sobre o que está fazendo;
Tem iniciativa nas atividades;
Compreende e segue regras e ordens;
Organiza seu material e sua rotina diária;
Desloca-se sozinho em diversos ambientes;
Expressa suas ideias, sentimentos e vontades;
Realiza as atividades propostas com ou sem mediação;
Vai a lugares próximos sozinho ( vizinhos, mercado...);
Faz atividades de forma independente.

3 comentários:

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos