Jogos para estimular matemática
é um jogo simples de fazer e as crianças adoram!!!
Material:
- Caixa de papelão (a de camisa é a ideal mas pode ser qualquer caixa retangular sem tampa)
- potinhos de iogurte
- bola de gude
- retalhos de EVA
- plástico transparente para encapar caderno
encapei
a minha caixa mal e porcamente com pedaços de papel madeira que tinha
pela sala por que tava doida pra ver logo se o jogo ia dar certo rs
depois
é só colar os potinhos de iogurte, para os bem pequetitinhos é bom
colocar um potinho na frente do outro enfileirados de 3 em 3 e numerados
somente até 3.
No
caso da minha turma só to trabalhando do 1 a 5 então foram 5 potinhos e
pra dificultar os coloquei em posições contrarias uns de lado outros de
costas, ai depende de você.
As cores no meu caso eu escolhi aleatóriamente com a turma em votação.
depois foi só numerar os potinhos identificando pelas cores e colocar a bolinha de gude.
*DETALHE:
na verdade é preciso colocar o plástico transparente por cima para que
as crianças não fiquem colocando o dedo e também para não perder a
bolinha. (mas confesso a ansiedade era tão grande que eu deixei eles
brincarem sem encapar e como a máquina era emprestada tirei foto na hora
e ainda não tirei depois de pronto.)
Com o
resto dos retalhos de EVA você irá cortar quadradinhos das cores
escolhidas e colocar numa caixinha ou saquinho pois esses serão os
pontos do jogo.
Cada
criança irá jogar uma por vez, conforme a casinha que a bolinha entrar a
criança terá que identificar o número e pegar a quantidade de pontos
conforme o número e a cor que estavam na casinha onde a bolinha entrou.
No que o jogo ajuda???
Reconhecer os números e também as cores
Relacionar números e suas quantidades
Estimula a contagem oral
Além é claro das regras de esperar a vez e auxiliar o amigo.
Atividade com isso?????
Grafismo como registro do jogo realizado pelos alunos
Registro do jogo em folha quadriculada (ideal para registro quando o jogo é feito em grupo)
Para os pequetitinhos também é legal que eles colem os pontos que ganharam para que o jogo se torne significativo
(mesmo
sendo um jogo didático não necessariamente você só usará o jogo quando
estiver no planejamento com todos os objetivos listados e muito menos
eles terão que registrar a atividade sempre que for executada, até por
que se for assim o jogo deixará de ser divertido e passará a ser "um
dever que a tia tá passando", deixe as crianças brincarem a vontade
também)
*Esqueci os registros do jogo na escola mas segunda já modifico o post com os exemplos de registro.
*DICA:
Sempre que apresentar um jogo novo, disponibilize para a turma manusear
livremente, afinal jogo é brinquedo e brinquedo é para brincar,
pergunte para eles como será que se joga?, para que serve? como ganha? e
etc...
E
só depois deles manusearem bastante você apresenta uma proposta de como
jogar, apresentando assim pode ser que até novas formas de uso sejam
sugeridas pelos alunos, afinal sempre é bom ter uma ferramenta divertida
que serve para mais de uma coisa né?
FONTE: http://ideiadatia.blogspot.com.br/2011/05/jogos-para-estimular-matematica.html
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir