PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A GIRAFA PROBLEMÁTICA

Jogo Pedagógico A Girafa Problemática com Modelo de Painel


A Girafa Problemática é um texto que  criei em estilo cordel para contextualizar um jogo de problemas matemáticos que pode envolver as 4 operações (caso sua turminha já conheça) ou apenas uma.
Basta que na montagem do Painel da Girafinha você utilize nos vagões apenas a operação a ser trabalhada.
Jogo Pedagógico A Girafa Problemática com Modelo de Painel


Preparação:

Faça q cartas tipo de baralho com os sinais das operações que serão utilizadas
Em cada vagão coloque problemas matemáticos a serem resolvidos.

Etapa 1: Organize a turma em grupos de 5 ou 6 alunos, leia o texto para eles ..

Você pode ler apenas os 3 primeiros estrofes e convidá-los a ajudar a Girafa Problemática e só então, ler o estrofe 4 e 5 incluindo o nome da sua escola.
Os 2 últimos estrofes serão lidos após o término do jogo
Jogo Pedagógico A Girafa Problemática com Modelo de Painel

Etapa 2: Um aluno de cada grupo deverá retirar uma carta que mostrará de qual vagão o problema será retirado e colocado sobre a mesa do grupo virado para baixo.
Se for utilizar apenas uma operação numere os vagões e faça sorteios com cartas numeradas.

Etapa 3: Após todos estarem com os problemas nas mãos o  professor estipulará o tempo para a resolução e dará o sinal de início de jogo.
Pode ser 5, 10  ou 15 minutos a depender do grau de dificuldade.

Etapa 4:  Os alunos, em grupo escolherão a melhor forma de resolver o problema ou o professor colocará regras como: Apresentar o cálculo aos colegas.
O grupo que resolver o problema primeiro (corretamente) marca 4 pontos e os que forem resolvendo por vez marcam em ordem decrescente (3,2 e 1 ponto)
Fica sem pontuação o grupo que não conseguir resolver, e o problema volta para o vagão da girafa

Etapa 5: Após resolvidos os problemas da 1ª rodada o professor fará a escrita no quadro e pedirá que a equipe responsável conte para a turma como resolvê-lo.

Etapa 6: Terá início uma nova rodada e o jogo terminará assim que não restar mais nenhum problema nos vagões.
PS: Os problemas sem solução serão lançados aos grupos para que resolvam e marquem 5 pontos com cada um deles.
Vence a equipe com maior número de pontos

SUGESTÕES DE PROBLEMAS PARA COLOCAR NOS VAGÕES DA GIRAFA PROBLEMÁTICA

ADIÇÃO 

A GIRAFA PROBLEMÁTICA PRECISA COMPRAR DOCES PARA O SEU ANIVERSÁRIO. ELA ENCOMENDOU NA DELICATESSEN DA CIDADE, 200 BRIGADEIROS E 355 QUINDINS.QUANTOS DOCES AO TODO FORAM ENCOMENDADOS PELA GIRAFA PROBLEMÁTICA?


O SAPO ROMUALDO COMPARECEU AO ANIVERSÁRIO DA GIRAFA PROBLEMÁTICA E COMEU 14 BRIGADEIROS E 9 QUINDINS. QUANTOS DOCES O SAPO ROMULADO COMEU?

A GIRAFA PROBLEMÁTICA GANHOU DE ANIVERSÁRIO 20 PARES DE MEIA, 2 CAMISETAS E 5 FOLHAS VERDES SUCULENTAS. QUANTOS PRESENTES AO TODO A GIRAFA PROBLEMÁTICA GANHOU?


SUBTRAÇÃO

A GIRAFA PROBLEMÁTICA GANHOU EM UMA COMPETIÇÃO 50 BALINHAS DE GOMA. ELA DEU 23 PARA SUA COLEGA , A ZEBRA CATITA. COM QUANTAS BALINHAS ELA FICOU?

A ZEBRINHA CATITA TINHA 23 BALINHAS QUE GANHOU DA GIRAFA PROBLEMÁTICA. ELA DEU 11 AO SAPO ROMUALDO. COM QUANTAS ELA FICOU?

O SAPO ROMUALDO PEGOU NA BEIRA DO RIO 63 LINDAS PEDRINHAS. ELE DEU 10 PARA A GIRAFA PROBLEMÁTICA E 15 PARA A ZEBRA CATITA. COM QUANTAS PEDRINHAS O SAPO ROMULADO FICOU?

MULTIPLICAÇÃO


NO TREM DA GIRAFA PROBLEMÁTICA HÁ 4 VAGÕES COM PROBLEMAS .DENTRO DE CADA VAGÃO HÁ 3 PROBLEMAS. QUANTOS PROBLEMAS AO TODO ELA PRECISA RESOLVER?

DIVISÃO

A GIRAFA PROBLEMÁTICA PRECISA DIVIDIR IGUALMENTE 120 FOLHAS VERDINHAS ENTRE 3 GIRAFINHAS SEM QUE HAJA SOBRA. QUANTAS FOLHAS ELA DEVE DAR PARA CADA GIRAFINHA?

A GIRAFA PROBLEMÁTICA TINHA ALGUNS PROBLEMAS PARA RESOLVER. ELA COLOCOU 3 PROBLEMAS EM CADA VAGÃO DE SEU TREM E NÃO SOBROU NENHUM. SABENDO QUE ELA TINHA 4 VAGÕES,É POSSÍVEL DIZER QUANTOS PROBLEMAS A GIRAFA TINHA?


NA LOJA DE ELETRODOMÉSTICOS A GIRAFA PROBLEMÁTICA SE INTERESSOU POR UM MICROONDAS QUE CUSTAVA R$ 420 ,00 E RESOLVEU COMPRÁ-LO DIVIDINDO EM 7 PRESTAÇÕES. QUAL O VALOR A GIRAFA PROBLEMÁTICA DEVERÁ PAGAR EM CADA PRESTAÇÃO?


FONTE: http://www.lipitipi.org/2015/04/jogo-pedagogico-girafa-problematica-com.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos