PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATIVIDADES COM TAMPINHAS PLÁSTICAS

Brinquedo inesgotável !
 
FONTE:http://mundoludicosrossine.blogspot.com/search/label/**Brinquedos%20de%20sucata

Uma caixa cheia de tampas  de plástico é um brinquedo  inesgotável de possibilidades. As tampas podem ser utilizadas para várias atividades recreativas.
Estes são alguns exemplos:
  • Tampa ao cesto - Colocar um cesto a 2 m de distância .Distribuir as tampas entre as criançaGanhará  aquele que conseguir encestar maior número de tampas.s .As crianças na sua  vez  deverão tentar lançá-las dentro do cestão.
  • Dominó por cores - Joga-se da maneira tradicional , sendo que a cada jogada  o jogador usará 2 tampas: A 1ª que combine com a tampa da mesa ( mesma cor) e a seguna tem que ser diferente , para dar prosseguimeto ao  jogo.
  • Dominó de semelhanças - Também se joga de forma tradicional, sendo que uma tampa e outra deve haver  pelo menos um fator  em comum ( cor, forma, tamanho).
  • Jogo da memória - Colocar várias tampas diferentes , virdas para baixo, sobre a mesa. embaixo de uma delas colocar  um pequeno objeto . Modificar a posição  inicial das tampas  e perguntar à criança onde está o objeto.
  • Escravos de Jó - Jogo musicado  que faz parte do folclore nacioanl.
  • Apalpe e acerte -  Colocar vários pares de tampas dentro de um saco, pedir à criança que , com as duas mãos dentro do saco, encontre , através do tato , duas tampas iguais.
  • Qual está faltando? - Mostrar um conjunto de tampas para as crianças e,  sem que ela veja,  retirar uma delas  e perguntar qual está faltando.
  • A maior ganha -  Distribuem-se as tampas entre os jogadores .  Iniciado o jogo com uma tampa , o primeiro a jogar ganhará a tampa  se apresentar uma outra maior do que aquela, e assim por diante . Vencerá  quem ficar  com maior número  de tampas.
  • Jogo da torre - A professora coloca a tampa maior no centro da mesa . As crianças deverão ir colocando uma tampa sobre a outra  para formar uma torre. Perderá aquele que não puder  contribuir na construção  da torre ou aquele  que derrubá-la.
  • Come - come - Com tampas de todos os tamanhos ( principalmente pequenas)  , espalhadas pelas mesas , os jogadores deverão cobrir com uma tampa  grande  o maior número possível  de tampas menores , sem levantar a tampa da mesa , isto é, levantando apenas um de seus lados, movimentando-a pela mesa . Vence o jogo quem conseguir" comer" maior número de tampas. 

Sugestões para estimular  o desenvolvimeto do pensamento através de brincadeiras com tapinhas.


Quantas consegue encaixar?
Quantas tampas você consegue empilhar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos