PROJETO: FAMÍLIA DA GENTE
PROFESSORA: NEDI VON FRUAUFF ABREU
Tema do projeto: "Família da Gente"
1 - Problemática
Quem é minha família?
Quem faz parte da minha família?
Quem mora comigo?
2 - Justificativa
Vivemos num mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada. A família é a base de toda sociedade, o berço de nossos valores e relações. Para uma criança a família é sinônimo de proteção e segurança, é onde ela se identifica e tem vínculo pra vida toda. Vivemos num mundo transitório onde tudo é passageiro mas o amor e o afeto familiar é o que permanence. Pensando nisso escolhi este tema “Família da Gente” para trabalhar com meus alunos com deficiência pois, eles mais do que ninguém sabem da importância de ter o apoio familiar. Mesmo que a mídia e o mundo nos instigue a fazer o contrário, onde a família encontra-se destruturada e cada vez mais as pessoas pensam em si próprias, devemos ensinar nossos alunos a respeitar, a amar e a tratar as pessoas com respeito, principalmente as pessoas que fazem parte de nossa vida, dando-os o devido valores que merecem, neste contesto perguntamos:
Será que estamos nos dedicando à ela? Estamos tratando nossa família como um tesouro? E nossos amigos, que devido valor lhe são dados?
Optamos em trabalhar o tema com intuito de despertar a importância e o valor da instituição família na educação de nossas crianças.
3 - OBJETIVOS
3.1 – OBJETIVO GERAL:
Propiciar á criança a reflexão e o conhecimentode sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família, e com as demais pessoas que a rodeiam.
3.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Reconhecer a importância de todos os membros da família;
Identificar diferentes tipos de família;
Reconhecer a família como parte de sua formação como pessoa;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Identificar algumas letras e números relacionados ao tema;
Identificar as pessoas que fazem parte da família;
Conhecer papéis desempenhados por pessoas que fazem parte da família;
Valorizar a figura materna, bem como outros membros da família;
Resgatar o valor da família;
Conhecer e valorizar os tipos de famílias existentes;
Reconhecer as profissão dos membros da família;
Relatividades de atributos ( MAIOR QUE, MENOR QUE, MAIS LEVE QUE, MAIS PESADO QUE, ETC).
Narração de fatos;
Leitura de imagens e fotos;
Expressar oralmente idéias e opiniões.
Estimular a linguagem oral, artística e escrita;
Estimular o gosto pela poesia, músicas, histórias e textos diversos.
4 - CONTEÚDO:
A Família;
Números de membros na família;
Nome e sobrenome;
Noções de quantidade;
Moradia;
Tipos de casa;
Profissões;
Higiene pessoal e familiar;
5 – PROCEDIMENTOS:
Conversas informais (a vida em família em casa, no trabalho, o que gosta, como se veste etc).
Murais (com fotos, recortes, recados para a família)
Descrever a família através do desenho.
Recortar gravuras de presentes para a família/amigos
Usar palitos para representar cada membro da família.
Comparar membros da família (maior / menor).
Árvore genealógica.
Procurar gravuras de diferentes tipos de família.
Profissão dos membros da família.
Comparar as famílias dos colegas e descobrir qual possui maior ou menos número de pessoas.
Mural com os sobrenomes das Famílias dos alunos;
Descobrir a importância do sobrenome.
Descobrir a historia da família;
Dramatizar cenas da vida em família.
Atividades, cantigas e brincadeiras sobre a higiene física, mental e social.
6- Duração: 2 mês
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos