ENCONTREI ESTE PROJETO NA NET ACHEI MUITO INTERESSANTE, FÁCIL DE SER ADAPTADO TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, LEMBRANDO QUE ESTE PROJETO É CONTEÚDO DO ENSINO REGULAR.
A DICA É USAR AS GRAVURAS E ATIVIDADES MAIS TÁTEIS COM MONTAGENS DE INSETOS USANDO TÉCNICAS DE ARTES,MAPAS CONCEITUAIS SIMPLES, CLASSIFICAÇÕES, SERIAÇÕES E OUTROS...Projeto - Bichinhos de Jardim parte I
Neste trimestre, trabalhei com a minha turminha sobre os bichinhos de jardim.
A turminha
 tem 4 anos e 21 alunos, sendo 13 meninas e 8 meninos. Por serem tão 
pequenos, aprofundei o tema, mas de forma que ficasse fácil de entender.
Minha escola fica no interior, em meio a natureza verde e um espaço que propicia o trabalho com esta temática.
Na rodinha,
 contei a história "Confusão no Jardim", a partir daí, fizemos uma lista
 dos bichinhos que vivem em nosso jardim, o que sabemos sobre eles e o 
que ainda precisaríamos pesquisar para aprender.
Feita a listinha,
 fomos passear no jardim, assim poderíamos descobrir os bichinhos que 
deixamos de fora para depois, decidir se queríamos aprender sobre eles 
ou não.
- Insetos
- Aracnídeos
- Anelídeos
Criei
 uma apresentação em Power Point, para mostrar características destes 
bichinhos, assim poderíamos trabalhar com a classificação, conceito 
importante para aquisição de habilidades lógico matemáticas.
Ganhamos
 4 lagartas do maracujá. Saímos a procura de folhas de maracujá, pois 
descobrimos que cada lagartinha precisa de um tipo específico de folha e
 as nossas estavam com fome de folha de maracujá.
As crianças ficaram horas observando a lagartinha se mexer, comer, rastejar, descansar.
Todo
 dia, chegavam direto ao observatório para checar o que havia 
acontecido. Puderam acompanhar a transformação da lagarta em casulo e 
depois borboleta. Confesso que chorei.
Ao estudar a borboleta, descobrimos que muitos insetos são larvas ou lagartas antes de passar pela transformação final.
Partimos para o básico, com a finalidade de comparar os Aracnídeos com os Insetos.
A
 Dona Aranha faz uma OOTECA, que é uma camada de teia de aranha que 
guarda seus milhares de ovinhos no interior. Para protegê-los dos 
predadores, carrega para tudo que é lado.
Quando
 nascem, os aracnídeos já são pequenos filhotes, ao contrário dos 
insetos que nascem larvas ou lagartas que sofrem metamorfose, aracnídeos
 já nascem a cara da mamãe. 
  Apesar de ser um inseto, a barata também protege sua cria em uma OOTECA, feita com o mesmo material da sua casca.
Apesar de ser um inseto, a barata também protege sua cria em uma OOTECA, feita com o mesmo material da sua casca.
 Por
 fim, aprendemos sobre a Minhoca que é um anelídeo. Foi um sucesso. Em 
breve coloco as atividades que realizamos que, infelizmente, esqueci de 
fotografar a maioria.
Por
 fim, aprendemos sobre a Minhoca que é um anelídeo. Foi um sucesso. Em 
breve coloco as atividades que realizamos que, infelizmente, esqueci de 
fotografar a maioria.

Projeto Bichinhos de Jardim - Parte II BORBOLETAS
Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim: 
“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para 
que elas venham até você.” Bom, se este era o segredo, o primeiro passo 
era deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montamos um 
cantinho verde, onde aprendemos sobre as flores e tudo o que elas 
precisam para sobreviver. Quando as lagartas vieram morar em nossos 
observatórios, já tinham um cantinho só delas. 
Os potinhos estão em cima da mesa. PRIMEIRA PARTE - OVO DE BORBOLETA
PRIMEIRA PARTE - OVO DE BORBOLETA
Fomos
 passear no jardim com uma missão. Recolher folhas secas. A regra era 
esta: As folhas precisavam estar secas, podiam ser grandes, pequenas 
etc.
Cada criança poderia pegar quantas pudesse.
Na volta para a sala, colocamos as folhas na mesa, agora, era hora de comparar:
- Quais folhas se pareciam?
- Quais seriam da mesma árvore?
- Como poderíamos separar aquelas folhas em apenas dois grupo?
- Foram convidados a organizar da folha maior até a menor, depois o inverso.
 Depois de explorar, classificar e seriar, pegamos crepom para fazer algumas bolinhas que seriam os ovinhos, cada um escolheu a(s) folha(s) que mais gostou para ser o lar destes ovinhos. A regrinha para colar era no máximo 10 ovinhos por folha.
A LAGARTA - PARTE II
Fiz
 muitas bolinhas coloridas, novamente o objetivo era a classificação, 
elas variavam apenas em tamanho e cores, oferecendo duas possibilidades 
de agrupamento.
Após e exploração, fizemos uma colagem para formar a lagarta.
Faltou
 a foto do casulo. Feito com galho de árvore, lá e crepom. As crianças 
treinaram a motricidade fina ao massar o papel e enrolar o barbante.
A
 última parte foi uma atividade gráfica, onde as crianças usaram o 
carimbo das mãos, para dar forma a uma borboleta. Ficou um amor.
Depois
 das atividades completas as crianças trabalharam com ordenação, 
colocando em ordema linha do tempo da borboleta, que ficou assim:
Ganhamos
 uns rolos plásticos que seriam jogados fora, daí fizemos uma borboleta 
linda, espetamos em um palito de churrasco forrado para que a borboleta 
pudésse girar como se voasse.
Todo dia, a meninada chegava direto para conferir o que as lagartas estavam aprontando.
Elas
 comiam, comiam e comiam, depois de ficarem grandes e bem gordinhas, 
começaram a se pendurar e preparar o casulo. Coisa mais linda de ver.
Como o tempo aqui colaborou e nossa sala tem clima agradável, não demorou muito para elas começarem a sair do Casulo.
Assim
 que nasce, a asa da borboleta é frágil, ela não consegue voar e faz um 
esforço enorme. Fica algumas horas esperando a asinha secar. Neste 
tempo, eles ficaram olhando, aguardando e disputando um espaço para 
conseguir ver tudo de perto, nem lanchar eles não quiseram, para não 
perder nada.
Depois que ela começou o 
bater de asas e as primeiras tentativas de voar, levamos para o jardim, 
colocamos na árvore e aguardamos o momento de ela ganhar o mundo.
Trabalhei com a música "Borboletinha"
Montei um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e borboleta)
http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/06/projeto-bichinhos-de-jardim-parte-ii.html
Projeto Bichinhos de Jardim - Fichas de classificação
Fiz fichas de classificação, para que as crianças 
conseguissem agrupar por características de semelhança e diferenças, 
estes foram alguns animais que utilizei, tinham muitas outras.

 
 
 
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