ENCONTREI ESTE PROJETO NA NET ACHEI MUITO INTERESSANTE, FÁCIL DE SER ADAPTADO TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, LEMBRANDO QUE ESTE PROJETO É CONTEÚDO DO ENSINO REGULAR.
A DICA É USAR AS GRAVURAS E ATIVIDADES MAIS TÁTEIS COM MONTAGENS DE INSETOS USANDO TÉCNICAS DE ARTES,MAPAS CONCEITUAIS SIMPLES, CLASSIFICAÇÕES, SERIAÇÕES E OUTROS...Projeto - Bichinhos de Jardim parte I
Neste trimestre, trabalhei com a minha turminha sobre os bichinhos de jardim.
A turminha
tem 4 anos e 21 alunos, sendo 13 meninas e 8 meninos. Por serem tão
pequenos, aprofundei o tema, mas de forma que ficasse fácil de entender.
Minha escola fica no interior, em meio a natureza verde e um espaço que propicia o trabalho com esta temática.
Na rodinha,
contei a história "Confusão no Jardim", a partir daí, fizemos uma lista
dos bichinhos que vivem em nosso jardim, o que sabemos sobre eles e o
que ainda precisaríamos pesquisar para aprender.
Feita a listinha,
fomos passear no jardim, assim poderíamos descobrir os bichinhos que
deixamos de fora para depois, decidir se queríamos aprender sobre eles
ou não.
- Insetos
- Aracnídeos
- Anelídeos
Criei
uma apresentação em Power Point, para mostrar características destes
bichinhos, assim poderíamos trabalhar com a classificação, conceito
importante para aquisição de habilidades lógico matemáticas.
Após
trabalhar as características básicas dos insetos as crianças escolheram
um inseto para aprofundar o conhecimento a respeito. Ficaram entre a
abelha e a borboleta, por fim, optaram pela borboleta.
Ganhamos
4 lagartas do maracujá. Saímos a procura de folhas de maracujá, pois
descobrimos que cada lagartinha precisa de um tipo específico de folha e
as nossas estavam com fome de folha de maracujá.
As crianças ficaram horas observando a lagartinha se mexer, comer, rastejar, descansar.
Todo
dia, chegavam direto ao observatório para checar o que havia
acontecido. Puderam acompanhar a transformação da lagarta em casulo e
depois borboleta. Confesso que chorei.
Ao estudar a borboleta, descobrimos que muitos insetos são larvas ou lagartas antes de passar pela transformação final.
Quando chegou a vez dos aracnídeos, aprendemos muito sobre as aranhas, que atrairam a curiosidade da molecada, foi escolhida por unanimidade.
Partimos para o básico, com a finalidade de comparar os Aracnídeos com os Insetos.
Descobrimos que a Aranha não gruda em sua própria teia porque produz um líquido (um óleo), que lubrifica suas patinhas e faz com que escorregue, assim ela se locomove com facilidade enquanto cria uma armadilha para outros animais.
Em geral, aracnídeos são animais peçonhentos e considerados nojentos,
mas são cuidadosos com sua cria. A mamãe escorpião, anda com seus
filhotes nas costas, para protegê-los de outros animais.
A
Dona Aranha faz uma OOTECA, que é uma camada de teia de aranha que
guarda seus milhares de ovinhos no interior. Para protegê-los dos
predadores, carrega para tudo que é lado.
Quando
nascem, os aracnídeos já são pequenos filhotes, ao contrário dos
insetos que nascem larvas ou lagartas que sofrem metamorfose, aracnídeos
já nascem a cara da mamãe. Apesar de ser um inseto, a barata também protege sua cria em uma OOTECA, feita com o mesmo material da sua casca.
Por fim, aprendemos sobre a Minhoca que é um anelídeo. Foi um sucesso. Em breve coloco as atividades que realizamos que, infelizmente, esqueci de fotografar a maioria.
Por fim, aprendemos sobre a Minhoca que é um anelídeo. Foi um sucesso. Em breve coloco as atividades que realizamos que, infelizmente, esqueci de fotografar a maioria.
Projeto Bichinhos de Jardim - Parte II BORBOLETAS
Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim:
“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para
que elas venham até você.” Bom, se este era o segredo, o primeiro passo
era deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montamos um
cantinho verde, onde aprendemos sobre as flores e tudo o que elas
precisam para sobreviver. Quando as lagartas vieram morar em nossos
observatórios, já tinham um cantinho só delas.
Os potinhos estão em cima da mesa.PRIMEIRA PARTE - OVO DE BORBOLETA
Fomos
passear no jardim com uma missão. Recolher folhas secas. A regra era
esta: As folhas precisavam estar secas, podiam ser grandes, pequenas
etc.
Cada criança poderia pegar quantas pudesse.
Na volta para a sala, colocamos as folhas na mesa, agora, era hora de comparar:
- Quais folhas se pareciam?
- Quais seriam da mesma árvore?
- Como poderíamos separar aquelas folhas em apenas dois grupo?
- Foram convidados a organizar da folha maior até a menor, depois o inverso.
Depois de explorar, classificar e seriar, pegamos crepom para fazer algumas bolinhas que seriam os ovinhos, cada um escolheu a(s) folha(s) que mais gostou para ser o lar destes ovinhos. A regrinha para colar era no máximo 10 ovinhos por folha.
A LAGARTA - PARTE II
Fiz
muitas bolinhas coloridas, novamente o objetivo era a classificação,
elas variavam apenas em tamanho e cores, oferecendo duas possibilidades
de agrupamento.
Após e exploração, fizemos uma colagem para formar a lagarta.
Faltou
a foto do casulo. Feito com galho de árvore, lá e crepom. As crianças
treinaram a motricidade fina ao massar o papel e enrolar o barbante.
A
última parte foi uma atividade gráfica, onde as crianças usaram o
carimbo das mãos, para dar forma a uma borboleta. Ficou um amor.
Depois
das atividades completas as crianças trabalharam com ordenação,
colocando em ordema linha do tempo da borboleta, que ficou assim:
Ganhamos
uns rolos plásticos que seriam jogados fora, daí fizemos uma borboleta
linda, espetamos em um palito de churrasco forrado para que a borboleta
pudésse girar como se voasse.
Todo dia, a meninada chegava direto para conferir o que as lagartas estavam aprontando.
Elas
comiam, comiam e comiam, depois de ficarem grandes e bem gordinhas,
começaram a se pendurar e preparar o casulo. Coisa mais linda de ver.
Como o tempo aqui colaborou e nossa sala tem clima agradável, não demorou muito para elas começarem a sair do Casulo.
Assim
que nasce, a asa da borboleta é frágil, ela não consegue voar e faz um
esforço enorme. Fica algumas horas esperando a asinha secar. Neste
tempo, eles ficaram olhando, aguardando e disputando um espaço para
conseguir ver tudo de perto, nem lanchar eles não quiseram, para não
perder nada.
Depois que ela começou o
bater de asas e as primeiras tentativas de voar, levamos para o jardim,
colocamos na árvore e aguardamos o momento de ela ganhar o mundo.
Trabalhei com a música "Borboletinha"
Montei um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e borboleta)
http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2011/06/projeto-bichinhos-de-jardim-parte-ii.html
Projeto Bichinhos de Jardim - Fichas de classificação
Fiz fichas de classificação, para que as crianças
conseguissem agrupar por características de semelhança e diferenças,
estes foram alguns animais que utilizei, tinham muitas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos