Justificativa
A
Escola através da coordenação Pedagógica juntamente com os
professores do turno matutino, elaboraram esse projeto pedagógico intitulado
"Brinquedos e Brincadeiras de ontem e hoje, voltado para a realidade de
nossos alunos, no intuito de atender necessidades dos mesmos.
Uma
vez que, percebemos a falta de conhecimento dos nossos alunos em relação as
brincadeiras e os brinquedos de antigamente; a maneira como se brincavam e que
tipos de brinquedos eram utilizados por crianças da mesma faixa etária; que
tipo de brincadeira e brinquedos eram utilizados pelos avós, pais, irmãos entre outros.
Objetivando
proporcionar as nossas crianças um conhecimento de mundo diferente de sua
realidade, proporcionando momentos de convivência de forma saudável, gerando
companheirismo, de forma criativa e construtiva; através de brinquedos e
brincadeiras construídos e vivenciados pelas crianças atribuindo sentido real
ao seu mundo, se apropriando de conhecimento que ajudarão a agir e se comportar
frente a realidade em que se encontra.
Objetivo Geral
Resgatar as brincadeiras e os brinquedos de ontem fazendo uma relação
com os hoje, promovendo uma interação de forma satisfatória, mostrando a
importância das regras e dos limites de cada um e proporcionar um entendimento
em relação a competividade de forma sadia e prazerosa.
Objetivos Específicos
*Aumentar o repertório de brincadeiras infantil;
*Participar
de situações de socialização;
*Participar
de jogos que sejam trabalhadas regras em grupos;
*Construção
de brinquedos com sucatas;
*Registrar de diferentes formas o brincarem;
*Ampliar
as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de
interação.
*Produzir trabalhos de artes utilizando a linguagem do desenho, da
pintura, da colagem e da construção.
*Participar de variadas situações de comunicação oral.
*Participação de diversas situações de intercambio social;
A Metodologia Se Dará Através De:
*Leitura
*Rodas de conversa (quais os brinquedos e brincadeiras preferidos?)
*Lista de brinquedos e brincadeiras em cartaz.
*Pesquisar juntos com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do
seu tempo de infância
*Ler as pesquisas para as crianças e juntos com as crianças selecionar
algumas para brincamos.
*Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras e brinquedos.
*Confecção de novos brinquedos feitos com sucatas. (peteca, pé de lata,
vai e vem, bilboquê, dama, telefone, fantoche, carrinho feito com caixa de
creme dental, jogos de boliche, bola de meia, quebra-cabeça e outros).
*Desenho
*Pintura
*Colagem
*confecção de um livro.
*Proporcionar
oportunidade de fazer brincadeiras na sala de aula e no pátio da escola.
*Escrever, Criar e Adaptar junto com as crianças regras de algumas
brincadeiras para confecções de um livro brincadeiras para acervo da escola.
(texto coletivo).
Etapa Final
Exposição para os pais através dos desenhos, pintura e brinquedos
confeccionados pelos alunos.
Confecções
de um livro de brincadeira e brinquedos feito com os alunos.
TRABALHOS REALIZADOS PELOS MEUS ALUNOS
JARDIM II
JARDIM II
Dominó com caixas de sabão em pó
* Primeiro encher as caixas com bolinhas de papel para ficar mais firme e não amassar.
* Cubrir as caixas ( nessas usei papel camurça preto)
* Colar as bolinhas par formar as peças do dominó(as bolinhas fiz com E.V.A)
As bolinhas são coladas pelos alunos.
JOGO DA MEMÓRIA
O jogo foi feito com gravuras grandes,coladas no isopor.
os alunos receberam o mesmo modelo em tamanho menor , para colorir.colado em cartolina guache.
CARRINHO COM CAIXAS DE ACHOCOLATADO PEQUENA
Fica bem legal se for pintado com tinta de tecido
Ficou muito fofinho!
FONTE: http://paula-lyu.blogspot.com.br/search/label/Projetos?&max-results=7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos