PESQUISAR ESTE BLOG

Carregando...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO COMPLETO DA MARGARIDA FRIORENTA

DESENVOLVI ESTE PROJETO SOBRE A MARGARIDA FRIORENTA NA SALA DE RECURSOS E FOI MUITO BOM, APROVEITEM, BJS


PROJETO
A MARGARIDA FRIORENTA

PÚBLICO-ALVO: Alunos da Sala de Recursos

JUSTIFICATIVA

As  literaturas infantis são narrativas que se baseiam num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura e são importantes para a construção de sua identidade social e cultural.  Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para o estímular cognição e a imaginação da criança
Para Pinto (1999),

"A Literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual". (apud RUFINO e GOMES, 1999, p.11).

A Literatura Infantil é importante sob vários aspectos biopsicosociais. Quanto ao desenvolvimento cognitivo, ela proporciona às crianças meios para desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem. Estas habilidades podem ser observadas no aumento do vocabulário, nas referências textuais, na interpretação de textos, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão, na criticidade e na criatividade. Estas habilidades propiciariam no momento de novas leituras e trabalhos baseados em literaturas a possibilidade do leitor fazer interferências e novas releituras, agindo, assim, como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem em todos os momentos da aprendizagem
As manifestações de carinho, cuidado e afeto devem ser alimentados desde a infância. Com este intuito escolhi a história A Margarida Friorenta que aborda tais questões que serão trabalhadas durante dois meses, com dois atendimentos semanais de duração de 90 minutos. O objetivo é desenvolver valores e perceber os cuidados que necessitamos para estarmos bem e que sozinhos não conseguimos ter uma vida saudavél. Também queremos sanar as dificuldades encontradas no relacionamento  pessoal, na representação, nas expressões corporais, na linguagem e no desenvolvimento da motricidade ampla e fina, aumentando suaa habilidades e criatividade.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a criatividade, a percepção, a concentração,comunicação e expressões corporais através da história utilizando fantoches, dedoches e outros materiais   para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social do aluno com deficiência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar na história os diferentes personagens e suas caracteristicas; 
  •  Confeccionar fantoches ou dedoches dos personagens;
  • Construir mapas conceituais dos personagens;
  • Perceber o que a margarida friorenta precisava para ter uma boa noite de sono;
  • Analisar o que nós precisamos para estarmos bem;
  • Utilizar os fantoches como formas simbólicas de interagir com o mundo;
  •  Ampliar a coordenação motora ampla e fina com uso de varias técnicas para recriar os personagens e atividades relacionadas a história.
  • Proporcionar atividades que estimulem o potencial criativo;
  • Contar e representar a história para melhorar as possibilidades de comunicação e pronuncia das palavras;
  • Escrever corretamente o nome dos personagens;



JANELAS

  •    Atenção;
  •   Concentração;
  •   Autonomia;
  •   Compreensão de ordens;
  •   Linguagem oral e escrita;
  •   Raciocínio lógico matemático;
  •   Psicomotricidade;
  •   Seqüência lógica;
  •   Classificação;
  •   Seriação;
  •   Percepção;
  •   Conservação;
  •   Orientação espaço-temporal;
  •   Afetividade/vínculos


MATERIAIS  A SEREM UTILIZADOS

  •  Fantoches criados pelos alunos;
  •  Régua;
  •  Tesoura;
  •  TNT;
  •  Cola alto relevo;
  •  Cola quente;
  •  Lápis de cor;
  •  Giz de cera;
  •  Papéis coloridos;
  •  Duplex ou papel de gráfica;
  •  Papel camursa;
  •  Palitos;
  •  Canudinhos;
  •  Feltro de diversas cores;
  •  Rolinho de papel higiênico;
  •  Tintas de várias cores;
  •  EVAs de diversas cores;
  •  Computador,
  •  Construção de jogos e livros;
  •  Murais;
  •  livro da história;
  •  história no computador;
  •  Histórias e jogos matemáticos;
  • Confecção de livros com dobraduras e colagens com diferentes papeis e texturas;
  • Entre outros

PASSOS DO PROJETO:

  • Contação da história A Margarida Friorenta;
  •  Painel da história;
  •  Interpretação oral e escrita da história;
  •  Representação da história em formato de livro utilizando tinta guache ou papel camursa;
  •  Elaboração de mapas conceituais dos personagens da história;
  •  Fazer atividades relacionadas a história com gravuras e palavras, contando letras, escrevendo nome dos personagens, etc.
  •  Colagens do nome e desenho dos personagens da história;
  •  Encontrar os erros nos jogos dos 5, 6, 7 e 8 erros dos personagens;
  •  Contar a história novamente em frente ao espelho, usando os fantoches confecionados e  cada um escolhe o seu personagem favorito;
  •  Confecção de máscaras;
  •  Releitura da história e montagens das sequencias;
  •  Elaboração de frases com base nos desenhos;
  •  Confecção dos personagens utilizando a técnica do balão, jornal e cola, pintura e construção das partes do corpo de cada um;
  •  Expor seus trabalhos na feira do conhecimento no dia 14/07/2012.
Observação: cada aluno fará as atividades sempre respeitando suas especificidades.
AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma processual, minimizando as dificuldades dos alunos gradativamente. Podendo considerar alguns critérios para que esta avaliação aconteça de fato como, por exemplo, considerando o envolvimento do aluno, sua participação, responsabilidade, independência para concluir as atividades realizadas na sala multifuncional, respeitando sempre seu ritmo de aprendizagem, desenvolvendo deste modo suas potencialidades, verificando se as atividades proporcionam interesse e significação para os alunos, com ênfase a um conjunto de habilidades cognitivas, sociais, culturais e afetivas que o aluno venha adquirir.
Para tanto, se fará uso de registros diários, com fichas de acompanhamento para que possam subsidiar todo o trabalho pedagógico da sala multifuncional, assim, quando houver necessidade poderá ser revisto e adaptado a necessidade do aluno.

 SEGUE AS ATIVIDADES DO PROJETO. EM BREVE POSTAREI AS ATIVIDADES ARTISTICAS DO PROJETO
Para baixar é necessário o programa  4shared


Clicar na pagina para baixar as atividades do livro

Clicar na pagina para baixar o livro


FONTE: http://dialogoeducacao.blogspot.com.br/2010/04/margarida-friorenta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos