Jogos Matematicos na Educação Infantil
LIVRE CRIAÇÃO
O
primeiro passo é promover o reconhecimento do material. Com cartolina
ou outro material semelhante, prepare pranchas com desenhos feitos nas
formas dos blocos lógicos uma casinha formada de um retângulo e um
triângulo, por exemplo. Em seguida, os alunos reproduzem a figura
utilizando as peças. Para isso, vão observar e comparar as cores, os
tamanhos e as formas que se encaixam.
O trabalho em grupo enriquece a atividade, pois as crianças certamente vão discordar entre si. O diálogo contribuirá para o conhecimento físico de cada bloco. Depois de completar alguns desenhos, os próprios alunos criam novas figuras.
O trabalho em grupo enriquece a atividade, pois as crianças certamente vão discordar entre si. O diálogo contribuirá para o conhecimento físico de cada bloco. Depois de completar alguns desenhos, os próprios alunos criam novas figuras.
A HISTÓRIA DO PIRATA
Agora,
conte a seguinte história: "Era uma vez um pirata que adorava
tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras
preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a
chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade
virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa
ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar
o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia
sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse
ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um
bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem
comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o
"marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três
colunas (veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo
pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça
azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro.
Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma
triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A
atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a
comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que
a criança tem na mão. A negação (segunda coluna do quadro) leva à
classificação e ajuda a compreender, por exemplo, que um número
pertence a um e não a outro conjunto numérico.
QUAL É A PEÇA?
Para
descobrir, as crianças entram numa competição. Você deve dividir a
turma em grupos e distribuir um conjunto de atributos para cada um
contendo as características de uma peça (por exemplo: amarelo,
triângulo, grande e fino). Em seguida, o grupo tem que selecionar a peça
correspondente e apresentá-la às outras equipes. A competição pode
girar em torno de qual grupo encontra a peça correta em menos tempo ou
de qual grupo encontra mais peças corretas. À medida que acertam,
recebem uma pontuação. Outra opção é cada equipe desafiar os outros
grupos da classe distribuindo eles mesmos os atributos. Nesse jogo, as
propriedades dos blocos são apresentadas de forma separada. O raciocínio
lógico estará voltado para a composição e a decomposição das
características de cada peça. Antes de escolher a peça correta, a
criança terá de imaginá-la com todas as suas características. Esse é o
mesmo processo pelo qual as crianças passarão quando estiverem formando o
conceito de número. Conforme evoluírem, saberão que o número 4, por
exemplo, é par, maior que 3 e menor que 5, sem precisar usar materiais
concretos para isso. Nessa fase, entendem também que é importante saber
os nomes corretos de cada característica. Não pode haver dúvida entre o
que é amarelo e o que é vermelho, por exemplo. Mais adiante, também
não poderão vacilar entre o que seja um quadrado e um pentágono, um
número inteiro e um fracionário.
O JOGO DAS DIFERENÇAS
Nesta
atividade, as crianças trabalham sobre um quadro contendo três peças. O
desafio consiste em escolher a quarta peça observando que, entre ela e
sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre
as outras duas peças do quadro. As peças devem ser colocadas pelo
professor de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença.
Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. A
intenção é que as crianças façam comparações cada vez mais simultâneas
quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
Esse raciocínio lhes será útil em várias situações do cotidiano, como
dirigir um carro ou operar um computador, bem como em temas futuros da
Matemática. Afinal, quase sempre há mais de uma resolução para um
problema ou um sistema de equações. A criança terá que ponderá-las para
chegar à forma mais conveniente.
SIGA OS COMANDOS
As
crianças vão transformar uma peça em outra seguindo uma seqüência de
comandos estabelecida pelo professor. Esses comandos são indicados numa
linha por setas combinadas com atributos. No exemplo da foto, vemos uma
seqüência iniciada com os atributos círculo, azul e grosso. As
crianças então escolhem a peça correspondente. O comando seguinte é
mudar para a cor vermelha. As crianças selecionam um círculo grosso e
vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um
círculo vermelho e fino é selecionado. Assim por diante, o professor
pode continuar acrescentando comandos ou pode apresentar uma seqüência
pronta. Depois é feito o processo inverso. As crianças são então
apresentadas a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça.
Elas deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida. A
atividade é essencial para o entendimento das operações aritméticas,
principalmente a soma como inverso da subtração e a multiplicação como
inverso da divisão. E também contribui, no futuro, para que as crianças
resolvam problemas e entendam demonstrações, atividades que exigem uma
forma de raciocínio em etapas seqüenciais.
ORGANIZAÇÃO DAS VOGAIS
Cada aluno organiza uma vogal e diz uma palavra que inicia com aquela vogal
SOPRANDO E APRENDENDO
É um
tabuleiro com números no final, a criança usando um canudinho e uma
bolinha ou miçanga irá assoprar a bolinha até chegar ao número indicado
pela professora.
BRINCANDO E DESCOBRINDO
para conhecer os números, quantidades e cores
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