Modelo de Relatório de Avaliação Pedagógica
Aluno (a): ___________________________________
Série: Data:
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO REFERENTE AO 1º BIMESTRE – 2010
APRESENTAÇÃO
"A
essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que
duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora
muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e
que sente."
RENE DESCARTES
Este
relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do
processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de
aprendizagens das crianças. É relevante que a criança aprenda a
expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio
processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a
escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a
selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar,
explicar e comunicar-se.
Este período representa um momento de reflexões sobre a nossa prática
pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de
nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar
quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam
aprimorar.
Em síntese, é de fundamental importância a participação da família na
vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como
na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento,
conscientes do seu papel na sociedade. Uma
das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de
hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.
· O
Relatório de Avaliação deve ser analisado e devolvido à professora,
sendo entregue aos pais/ responsáveis no final do ano letivo.
· Cada
item avaliado poderá ser respondido com os critérios abaixo
especificados, de acordo com a questão colocada. Observações que se
tornem necessárias, serão feitas no final do relatório:
(S) Sim.
(CA) Com auxílio.
(SA) Sem auxílio.
(N) Não.
(ED) Em desenvolvimento.
(NA) Não apresentado ao/a aluno (a).
1) Desenvolvimento Cognitivo:
neste aspecto é considerado o desenvolvimento da criança no pensar e
no agir observado nas habilidades para resolução de situações do
cotidiano e relacionados ao conhecimento linguístico e lógico
matemático; o uso das diferentes formas de linguagem, como a oral,
escrita e corporal e também habilidades sensoriais como leitura de
imagens e percepção dos sentidos.
A) Linguagem
( ) Conhece os amigos pelos nomes.
( ) Expressa-se através de frases completas.
( ) Expressa suas idéias com clareza.
( ) Expressa seus desejos e necessidades através de choro.
( ) Usa a linguagem que expressa suas vivências.
(
) Mostra uma atitude positiva para as atividades propostas –
modelagem, pintura, colagem, desenho livre, brinquedos e brincadeiras.
B) Matemática:
( ) Diferencia o tamanho dos objetos: grande e pequeno.
( ) Diferencia quantidade: muito e pouco.
( ) Identifica a forma do círculo.
( ) Continua séries lógicas de dois elementos.
( ) Identifica as cores primarias.
( ) Realiza um quebra cabeça de dois elementos.
2) Desenvolvimento Psicomotor: neste
aspecto a criança deve apresentar apropriação e conhecimento das
potencialidades corporais no desenvolvimento de atividades de expressão
corporal com movimentos amplos, como correr, saltar, pular etc. e com
movimentos finos, como recortar, alinhavar, amassar, pinçar etc; ainda
neste aspecto, considera-se o auto-conhecimento, isto é, a identificação
do corpo, de suas partes e o todo; o uso do corpo na expressão das
emoções, na revelação das tristezas, ansiedades, alegrias, satisfação,
segurança e também ao deslocamento com segurança na percepção de seus
movimentos no espaço.
· Desenvolvimento Psicomotor:
( ) caminhar, andar bem sozinho(a).
( ) correr.
( ) Pula de diversas maneiras.
( ) Anda coordenadamente em atividades variadas.
( ) Acompanha ritmos.
( ) Rasga e amassa folha de papel facilmente.
( ) Identifica o local onde deve guardar seu material: mochila e lancheira.
( ) Joga bolas de papel em um cesto colocado a uma certa distância.
( ) Acompanha ritmos.
3) Desenvolvimento Sócio-afetivo:
neste aspecto, considera-se a construção da auto-estima, revelada
através das atitudes refletidas na convivência diária e social, de
valores como: carinho, respeito, solidariedade, amizade etc., o que
contribuirá na concepção das diferenças de temperamento, de intenções,
de hábitos, de costumes e de cultura assim como a compreensão de si
mesmo e dos outros no grupo, consolidando o processo de construção e a
autonomia de sua identidade.
( ) Continua com bom relacionamento com a Professora e Estagiaria.
( ) Tem facilidade de relacionamento com colegas.
( ) Busca apoio da Professora, quando necessário.
( ) Sente-se orgulhoso do que consegue fazer.
( ) Compartilha seus brinquedos com os colegas.
( ) Reage ao ser contrariado
( ) Utiliza regularmente objetos transacionais, como chupetas.
OBSERVAÇÕES
__________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
___________________ _______________
Assinatura da Professora Assinatura da Direção
Coordenação
Coordenação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas, sugestões e contribuições. Sejam Bem Vindos